one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitor cola tecla de urna em Goiás e é procurado pela Polícia Federal

Imagem:

Compartilhar:

Rio registra votação sem atrasos do primeiro turno

Criado em 26/10/14 21h02 e atualizado em 05/01/15 08h58
Por Flávia Villela – Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A votação no segundo turno das eleições terminou por volta das 17h20, bem antes do que ocorreu no primeiro turno, quando a apuração dos votos só pôde começar depois das 20h, devido a problemas com urnas biométricas.

Neste domingo (26), ao todo, 414 urnas foram substituídas no estado, o que representa 1,26% do total. Na capital, foram 171 as urnas substituídas; em Niterói, 11; e em Búzios, duas. Segundo a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, Adriana Brandão, o número ficou bem abaixo do registrado no primeiro turn,o quando foram trocadas pouco mais de 2% das urnas eletrônicas.

Leia também:

TSE manda revista Veja adequar publicação do direito de resposta de Dilma

No primeiro turno, o Rio de Janeiro foi o último estado da federação a concluir a apuração de votos, por causa de atrasos e filas, sobretudo, em Niterói, na região metropolitana, e Búzios, na Região dos Lagos, únicas cidades do estado onde foram usadas urnas biométricas.

Para Adriana, o grande número de urnas substituídas deve-se ao fato de que aproximadamente 17 mil, em um total de 32, 675 mil, são de 2004. "São modelos antigos e, naturalmente, apresentariam mais defeitos", comentou Adriana. Ela adiantou que todos as urnas de 2004 serão "aposentadas" pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e substituídas por novos modelos.

Adriana considera muito curto o prazo definido pelo TSE – 2018 – para implementar o sistema de votação biométrica em todo o país. "É porque há uma série de fatores que envolvem o processo de cadastramento biométrico, como o orçamentário, o de logística e o de pessoal", afirmou. "Isso ainda será objeto de planejamento, de deliberação do TRE do Rio, seguindo as diretrizes do TSE", completou.

De acordo com o TRE-RJ, 171 pessoas foram detidas por crime eleitoral em todo o estado, sendo 53 na capital.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário