one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Santinhos cobrem ruas no Rio e incomodam eleitores

Imagem:

Compartilhar:

Rio tem quase 600 processos por propaganda eleitoral irregular

Criado em 16/10/14 17h25 e atualizado em 05/01/15 09h14
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Em nove meses de fiscalização, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) propôs 582 representações contra pré-candidatos e candidatos que violaram a Lei Eleitoral, por propaganda antecipada ou irregular. Só no dia do primeiro turno, em 5 de outubro, foram 62 ações, com 106 réus candidatos e mais dez pessoas citadas, no combate ao despejo de “santinhos”, o chamado “voo da madrugada”, e outras irregularidades em 23 municípios do estado.

Antes da campanha, os procuradores propuseram 88 ações contra os pré-candidatos a todos os cargos: governador, senador e deputado federal e estadual. Foram identificadas propagandas antecipadas de diversas formas, como envio de mensagens para celular, mídias sociais, eventos com fins eleitorais, como as caravanas, telefonemas e outdoors.

Leia também:

Ausentes no primeiro turno podem votar no segundo

Desde o início da campanha, foram 494 representações. Os réus com mais processos são os candidatos a governador Anthony Garotinho (PR) - derrotado no primeiro turno -, com 49 ações, e Luiz Fernando Pezão (PMDB), que tem 46, e o candidato a deputado federal Leonardo Picciani (PMDB), com 36 casos, que foi eleito.

A propaganda irregular gera multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário