one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (13)

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que faz o presidente da Câmara dos Deputados

Criado em 30/01/15 10h48 e atualizado em 30/01/15 18h54
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

A eleição para presidência da Câmara dos Deputados acontece neste domingo (1º). Na ocasião, os 513 deputados da nova legislatura vão tomar posse, e a Mesa Diretora será eleita para comandar a Casa pelos próximos dois anos. Para a presidência da Câmara, estão na disputa Arlindo Chinaglia (PT), Eduardo Cunha (PMDB), Júlio Delgado (PSB) e Chico Alencar (PSOL). Quem ganhar, comandará orçamento de até R$ 5,34 bilhões. Mas você sabe qual a função do presidente dessa casa legislativa?

O que faz o presidente da Câmara dos Deputados?

Presidente é o representante da Câmara quando ela se pronuncia e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem. É integrante da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. Ele define a pauta de proposições que serão deliberadas em plenário.

O cargo é privativo de brasileiro nato. Isso porque, na ausência do presidente da República, o presidente da Câmara é o segundo na linha de substituição, logo depois do vice-presidente da República. O presidente da Câmara também comanda as reuniões do "Colégio de Líderes", formado pelas lideranças dos vários partidos.

É quem define a lista dos projetos que serão votados em plenário, chamada Ordem do Dia. Ele faz parte do Conselho de Defesa Nacional e do Conselho da República, órgão que decide sobre a necessidade de se decretar intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. Além disso, ele é responsável por encaminhar as conclusões das Comissões Parlamentares de Inquérito aos órgãos competentes.

 

O presidente da Câmara pode assumir a Presidência da República?

O presidente da Câmara dos Deputados é o segundo na linha de sucessão do presidente da República em caso de impedimento ou vacância. Isso está previsto na Constituição Federal de 1988.

 

O que é a Mesa Diretora da Câmara e como é eleita?

O órgão é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. É atribuição da Mesa Diretora promulgar, junto com a Mesa do Senado, emendas à Constituição, assim como propor alterações ao Regimento Interno. O presidente da Câmara é sua autoridade máxima.

A mesa tem sete deputados eleitos entre os parlamentares, com mandato de dois anos. Ela é composta pela Presidência, da qual fazem parte o presidente da Câmara e dois vice-presidentes; e pela Secretaria, composta por quatro secretários e quatro suplentes. Os membros efetivos da Mesa Diretora não podem fazer parte de Liderança, Comissão Permanente, Especial ou de Inquérito.

 

Quando e como ocorre a eleição para a Mesa da Câmara dos Deputados?

A eleição para o cargo ocorre a cada dois anos. Marcada para 1º de fevereiro, dia da posse dos deputados eleitos em outubro de 2014. A eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico. É necessária a maioria absoluta de votos. Dos 513 deputados que tomam posse e vão eleger o novo comando da Câmara no domingo, 223 são novatos.

 

Qual o poder do presidente da Câmara dos Deputados?

A Câmara dos Deputados possui grande influência nas decisões políticas do país, por isso o cargo de presidência é cobiçado pelos parlamentares. Grandes debates têm início nesta Casa, como as propostas da Presidência da República, dos outros poderes, de iniciativa popular e medidas provisórias. Em 2015, ele administrará um orçamento de cerca de R$ 5,34 bilhões. 

 

Qual é a importância da eleição do comando da Câmara para o presidente da República?

Uma das funções do presidente da Câmara é definir a ordem de prioridades para votação de projetos, por isso o parlamentar tem poder para acelerar ou atrasar a votação de propostas de interesse do Executivo. O presidente da Câmara, além disso, é o único que pode colocar em pauta um pedido de impeachment do presidente da República, além de poder autorizar a abertura de processo contra ministros.

 

Qual seria a importância política para o eleito para o cargo?

A exposição constante na mídia garante ao presidente da Câmara projeção e influência, abrindo caminho para futuras campanhas.

O presidente da Câmara é o terceiro na escala hierárquica do país. Caso a presidenta Dilma e o vice Michel Temer tenham algum impedimento, é ele quem assume a presidência da República.

O senador e ex-candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e o vice-presidente da República Michel Temer são exemplos de políticos que se consolidaram como lideranças nacionais depois de ocuparem a presidência da Câmara. Aécio Neves presidiu a Casa no biênio 2001-2002 e Temer ficou de 1997 a 2001.

 

O presidente da Câmara tem direito a alguma regalia?

​O presidente da Câmara tem direito a carro oficial, motorista e uma mansão como residência oficial. Os outros deputados têm direito a apartamento. Um jato da Força Aérea Brasileira fica a sua disposição. O salário é o mesmo dos outros deputados. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário