one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça o perfil do Congresso Nacional que toma posse neste domingo (1º)

Criado em 30/01/15 10h45 e atualizado em 31/01/15 22h31
Por *Com informações do Portal EBC e da Agência Brasil Fonte:Portal EBC*

Neste domingo (1º) deputados e senadores tomam posse no Congresso Nacional. Tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, as cerimônias ocorrerão no período da manhã. 

Na Câmara , são 198 parlamentares estreantes e outros 25 que já exerceram mandato alguma vez. No Senado, serão empossados 27 senadores -  22 novos nomes e cinco reeleitos. 

Segundo o gerente do projeto da posse parlamentar 2015 da Câmara dos Deputados, Diogo de Abreu, a exemplo de anos anteriores, devido ao espaço limitado da Casa, o número de convidados foi restrito a quatro por deputado. A Câmara também está deixando bem claro que só os eleitos e autoridades poderão ficar dentro do plenário no dia da posse. Nem as galerias do plenário, com capacidade para 400 pessoas, serão liberadas a parentes e outros convidados. Eles serão distribuídos entre o Salão Negro, auditório Nereu Ramos e plenários das comissões onde poderão acompanhar a solenidade por telões. A expectativa é que cerca de 2,5 mil pessoas assistam a solenidade de posse. No Senado, cada parlamentar terá direito a 13 convidados que poderão ficar na tribuna de honra e galerias do plenário ou no Salão Negro.

Os deputados eleitos terão direito a três diárias, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, em apartamento duplo em um hotel de Brasília, pagas pela Câmara.  Na chegada à capital da República, eles terão na sala de apoio do Aeroporto Internacional de Brasília orientações sobre como chegar ao Congresso e os serviços oferecidos para a posse.

No Senado, umas das grandes preocupações dos novatos é a localização do gabinete. Ao contrário da Câmara, onde a distribuição é feita por sorteio, entre os senadores quem define os espaços é a presidência da Casa. Questões sobre apartamento funcional e convites para a posse também estão entre as perguntas mais frequentes entre os futuros senadores, segundo a Secretaria-Geral da Mesa. 

Como funciona a cerimônia

Câmara

São 513 deputados, dentre os quais 198 nunca exerceram mandato. A sessão de posse também ocorre pela manhã, no plenário da Câmara dos Deputados. Os deputados são empossados pelo presidente da Câmara, após a leitura do nome de cada um e do juramento. Depois de empossados, a sessão solene é encerrada e têm início os preparativos para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Durante a tarde, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara, em sessão convocada para a eleição da Mesa. São eleitos o presidente da Câmara, dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes.

Senado

A posse dos 27 senadores – 22 novos nomes e cinco reeleitos – começa pela manhã, no plenário da Casa, com a leitura do termo constitucional de posse. Após o juramento, o presidente do Senado declara os novos senadores empossados. O presidente encerra a sessão, dando início à segunda reunião preparatória. Os 81 senadores da Casa então se reúnem para eleger o novo presidente e demais membros da Mesa que vai comandar o Senado nos próximos dois anos. Depois são eleitos os demais membros da nova Mesa do Senado, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários.

Saiba qual a função de um senador
 

Quem é o Congresso que toma posse

 

Câmara

A nova bancada da Câmara Federal está renovada em 46,39%. Entre os 513 deputados federais eleitos, 238 são novos parlamentares e 275 foram reeleitos. Nas listas das maiores bancadas da Câmara, os partidos da presidenta Dilma Rousseff (PT) e de seu vice, Michel Temer (PMDB) permanecem na liderança em número de representantes, mas as siglas perderam cadeiras no legislativo federal. O PT, maior bancada, perdeu 18, elegeu 70 deputados, 20,45% a menos que a bancada atual, de 88 deputados. O PMDB, atualmente com 72 deputados, elegeu 66, cinco a menos. 

Conheça a lista dos deputados federais eleitos

O PSDB, partido de Aécio Neves, cresceu 22,73%, e será a terceira maior força em 2015, com 54 deputados. O PSB, partido de Marina Silva, pulou de 24 para 34 representantes, cresceu 41,67% e estará entre as seis maiores forças na Câmara. Os dois partidos ganharam dez deputados cada um.

 

Mas entre os partidos que tiveram candidato à Presidência da República, foi o Psol o que proporcionalmente mais cresceu: 66,67%. A sigla de Luciana Genro elegeu 5 deputados nessas eleições, dois a mais que os três parlamantares da atual legislatura. Se numericamente foi o PT a sigla que mais perdeu deputados, 18, o Pros reduziu sua bancada em 45%, percentualmente a maior queda. O partido que mais cresceu foi PRB, que pulou de 10 para 21 deputados, um crescimento de 110%.

 

 
 
 

 

Ouça reportagem sobre a nova composição do Congresso Nacional:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Conheça a nova configuração das bancadas do Senado e da Câmara

 

Senado

 

No Senado, nem tudo muda nessas eleições. Apenas um terço da Casa se renovará (são 81 membros ao total, 3 representantes de cada estado e do Distrito Federal). No pleito de 2010, foram escolhidos 2 senadores por estado, totalizando 54. Este ano, foi eleito um senador por estado, totalizando 27. Os titulares das cadeiras em jogo este ano foram eleitos em 2006 e ­tomaram posse em 1º de fevereiro de 2007. Os mandatos vão até 31 de janeiro de 2015, um dia antes da posse dos novos eleitos.

 
 

Create Infographics

Lista completa com os senadores eleitos

A força partidária a partir de 2015

Além da bancada da Câmara que ganhou nova composição com as eleições de 2014, o tamanho dos partidos políticos no Senado e nos poderes Executivo e Legislativo locais também foram alterados. Segundo levantamento da reportagem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) -- com base nos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes e deputado federal, distrital e estadual -- o partido que conquistou mais cadeiras nessas eleições foi o PMDB, que elegeu um total de 228 candidatos, o que representa 13,5% do total.

Em segundo lugar aparece o PT, com 188 eleitos, o equivalente a 11,1%. A sigla é seguida pelo PSDB, com 9,7% e PSD, com 7,1%. No fim da lista, os partidos que menos elegeram foram PPL, com 0,2% (4 eleitos) e o PMN, com 0,5% do total de eleitos (10).  

 

 

Eleições 2014 | Create Infographics
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário