one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams

Imagem:

Compartilhar:

Advocacia-Geral da União quer detalhar prestação de contas do governo para técnicos do TCU

Criado em 05/08/15 17h06 e atualizado em 05/08/15 17h24
Por Paulo Victor Chagas Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, se reunirá nos próximos dias com a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de detalhar as explicações do governo aos questionamentos do órgão sobre a prestação de contas de 2014 da presidenta Dilma Rousseff.

Hoje (5), ele se encontrou com os ministros Aroldo Cedraz e Augusto Nardes, respectivamente presidente do tribunal e relator da matéria, para acertar os detalhes do encontro. Segundo ele, o cronograma de reuniões com as equipes técnicas ainda está sendo acertado.

O ministro da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams, durante coletiva de imprensa após reunião de coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para Luís Inácio Adams, toda análise técnica admite várias leituras e interpretações (Foto: Marcelo Camargo/Aquivo/Agência Brasil)

Adams adiantou que a intenção é "dialogar", "ouvir as ponderações" e tirar eventuais dúvidas sobre as respostas elaboradas pelo governo. "É um diálogo técnico necessário nesse processo. Acho que ele será muito importante."

De acordo com o ministro, os argumentos encaminhados em um documento com mais de mil páginas "são muito bons".

"Evidente que é um processo complexo. Toda análise técnica admite várias leituras e interpretações. O importante é fazer um debate sério, responsável e transparente, que, em última análise, reproduza uma melhoria da realidade institucional do país. É isso que queremos construir", avaliou.

O tribunal ainda não tem data marcada para apreciar novamente o processo, mas Augusto Nardes já propôs urgência na tramitação da matéria.

Em junho, após apontar indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orçamentária Anual, o TCU concedeu prazo para que o governo esclarecesse 13 pontos da prestação de contas do ano passado.

Entre os questionamentos, o atraso de repasses para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil referentes a despesas com programas como o Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial, o que, de acordo com o tribunal, configuraria operação de crédito.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário