3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Imagem:

Compartilhar:

Inclusão é palavra-chave na 3ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência

Criado em 04/12/12 22h13 e atualizado em 04/12/12 22h54
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sueli de Freitas)

Em dia de painéis temáticos, a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece em Brasília centrou debates na inclusão social e profissional do grupo. Nos paineis realizados na tarde desta terça-feira (4), especialistas e conferencistas falaram sobre educação, esporte, trabalho, acessibilidade, comunicação e educação inclusivas, além de segurança e acesso à Justiça. O evento entrará em seu terceiro dia nesta quarta-feira (5), com a realização de grupos de trabalho para discussão das propostas sobre cada eixo temático. A plenária final, para votação das propostas, será na quinta-feira, dia de encerramento da Conferência.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, afirmou ser necessária uma "mudança de olhar" sobre as pessoas com deficiência: "A sociedade tem que reconhecer a autonomia, a capacidade, o potencial e ver a pessoa com deficiência como pessoas plurais e humanas", afirmou em entrevista ao Portal EBC.

Leia também:

Reabilitação profissional é discutida em painel de Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência [2]

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Entre os debates mais esperados estava o que tratou do tema acessibilidade. Uma das expositoras foi a arquiteta e urbanista Ângela Carneiro. Ela afirma que “a deficiência não está nas pessoas, mas sim no ambiente que não deixa os indivíduos exercerem plenamente seus direitos”.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para Vera Lúcia Muller Bertoli, integrante da delegação de São Paulo, a acessibilidade é uma questão básica. “Precisamos de um conjunto arquitetônico acessível para poder avançar no desenvolvimento de uma cidadania plena que é onde a gente quer chegar”, afirmou.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Outro tema em debate foi educação. Para Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, um dos desafios para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil se refere à implementação da política de educação inclusiva nas escolas das redes pública e privada. Segundo ela, a ampliação do financiamento governamental para este fim já começa a dar resultados.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Ator

Quem também marcou presença no segundo dia da Conferência foi o ator Breno Viola, um dos protagonistas do filme "Colegas", dirigido por Marcelo Galvão. O filme, com estreia prevista para março do próximo ano, foi feito por pessoas com Síndrome de Down. Na avaliação de Breno, as pessoas com deficiência, assim como o resto da humanidade, só quer ser feliz, o que e passa pela inclusão.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário