Compartilhar:

Movimento de educadores entregam ao MEC publicação com demandas para o setor

Criado em 27/11/14 17h07 e atualizado em 27/11/14 17h25
Por Yara Aquino Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Um livro com propostas para aprimorar a educação pública brasileira foi entregue hoje (27) por integrantes do Movimento Educação em Nossas Mãos ao ministro da Educação, Henrique Paim. Financiamento, gestão, formação continuada dos profissionais e garantia de continuidade das políticas públicas de educação exitosas estão entre os itens propostos pelo movimento e elaborado com a participação de docentes de 15 estados.

Com o livro Vozes de Educadores Brasileiros, a intenção é sugerir as melhorias aos governantes eleitos. A falta de continuidade das políticas de educação motivada pela troca de governos é um dos itens que está presente no livro e, na avaliação da representante do Educação em Nossas Mãos, Cybele Amado, é um fator prejudicial para a educação pública no país. “Quando muda prefeito, governador, até presidente, há uma descontinuidade técnica. Quando vamos mudar isso? Há programas que realmente são efetivos e somem de uma hora pra outra. É preciso ter algo que garanta a continuidade do que tem qualidade”, avalia Cybele Amado.

Leia também no Portal EBC:

Lei proíbe cobrança pela emissão de diplomas em escolas e universidades no DF [3]

Ministério Público constata fraude no Enem em Minas Gerais e Mato Grosso [4]

Pronatec vai beneficiar pessoas com deficiência, população de rua e adolescentes [5]

Entre as demandas dos docentes está a construção de um plano de carreira para o magistério da educação básica e melhor remuneração para os professores de todos os níveis de ensino. A infraestrutura é citada com o pedido de garantia de material pedagógico de qualidade e ambiente físico adequado. A formação inicial e continuada é outra demanda apresentada.

Outro item é a adequação do currículo escolar com a adoção de conteúdos que dialoguem com a realidade social e cultural dos alunos, contribuindo assim para a permanência dos jovens na escola. No campo da gestão estão entre as propostas a instituição de eleição para diretor escolar e a garantia de participação dos professores na elaboração das políticas públicas do setor.

“É preciso que o professor seja um protagonista e tenha seu lugar valorizado. Quem vai transformar a educação no Brasil são os professores. Todas as políticas e lutas que temos são importantíssimas, mas quem vai fazer as transformações são esses profissionais que estão em sala da aula”, disse a representante do Movimento Educação em Nossas Mãos.

Quatro integrantes do movimento participaram da reunião com o ministro Henrique Paim e, segundo eles, pediram que o livro seja entregue à presidenta Dilma Rousseff. 

Editor: Fábio Massalli

Tags:  professores [6], qualificação [7], carreira [8], Henrique Paim [9], Educação [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário