Imagem:

Compartilhar:

Conheça o jogo "Awalé"

Criado em 19/11/15 14h29 e atualizado em 19/11/15 18h50
Por Produção Web

O Awalé é um jogo de tabuleiro muito popular em todo o continente africano. O jogo também é conhecido como Owaré, Chosolo, Kalan, entre outros.

Semear é o grande ideal deste jogo. Aprenda as regras abaixo:

O objetivo é realizar uma grande colheita. O jogador que colher (ou retirar) o maior número de sementes até o final da partida, ganha.

Veja como jogar.

Passo 1

Criar um tabuleiro dividido em 2, com 6 buracos em cada lado. Pode se improvisar com uma caixa de ovos vazia, por exemplo.

Passo 2

Separar 48 sementes que podem ser, por exemplo, grãos de feijão.

Passo 3

Distribuir 4 sementes em cada buraco do tabuleiro

Início do jogo

A cada rodada um jogador escolhe uma casa de seu lado do tabuleiro, a esvazia totalmente e distribui todas as sementes de uma casa da esquerda para a direita, deixando uma semente por casa, sem pular nenhuma casa.

Na imagem abaixo, foi escolhida a casa 5 que foi esvaziada e dado início ao jogo:

instrucoes-1.jpeg

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 [2]- Oliver Merkel

Acumulando sementes

a cada jogada, repete-se a ação de distribuir todas as sementes de uma da casa. O objetivo é fazer a colheita.

O jogador pode retirar e acumular sementes quando ao distribuí-las, alcançar com a última semente, uma casa do adversário que tenha 1 ou 2 sementes.

Nestas situações, o jogador esvazia a casa e colhe todas as sementes, conforme imagem abaixo:

instrucoes-3.jpeg

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 [2]- Oliver Merkel

Na imagem, vemos o jogador distribuir as sete sementes da casa 4, a última semente chegará na casa 11 que por sua vez terá 2 sementes. Como a casa tinha só 1 semente, o jogador poderá retirar e pontuar com estas duas sementes.

Colheita múltipla

Na situação de colheita ou retirada de sementes, todas as casas anteriores que também tiverem 1 ou 2 sementes também serão esvaziadas e colhidas pelo jogador.

instrucoes-5.jpeg

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 [2]- Oliver Merkel

Na imagem, vemos o jogador distribuir as 6 sementes da casa 6, sua última semente será na casa 12. Uma vez que esta tem 2 sementes, ela será esvaziada. Como a casa 11 tem somente 2 sementes no momento, ela será esvaziada também, assim como todas anteriores que tiverem 1 ou 2 sementes.

Krou ou volta completa

No caso de casas com mais do que 11 sementes, quando a semente der a volta completa for semear a casa original, esta deve ser pulada e permanecer vazia.

Dar a comer

Neste jogo, o adversário nunca pode ter fome! Se um dos jogadores não tiver nenhuma semente em suas casas, o adversário deve escolher uma semente de alguma de suas casas e entregar para o adversário.

Fim do jogo

O jogo termina quando nenhum jogador tem sementes suficientes para capturar sementes do adversário. Ganha quem tiver retirado o maior número de sementes.

Com informações do livro "A semente que veio da África" de Heloisa Pires Lima, George Gneka e mário Lemo e de Oliver Merkel. Imagens de Oliver Merkel [3]

Tags:  brincandonobaoba [7], Brincando no Baobá [8], Awalé [9], Mancala [10], regras [11], jogo [12], game [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário