Imagem: Arquivo Pessoal/Facebook

Compartilhar:

Orgulho negro na web: 5 crianças e adolescentes que você precisa conhecer

Criado em 06/05/16 12h06 e atualizado em 06/05/16 13h53
Por Ana Elisa Santana Fonte:Porta EBC

O período da infância e adolescência é primordial para a formação da identidade de crianças e jovens. E entre os negros, cada vez mais cedo eles têm se reconhecido diante da sociedade. A pequena Elis Catanhede, de 4 anos, demonstrou muita personalidade ao pedir para a mãe gravar um vídeo em que ela fala às pessoas que o cabelo dela não é peruca, e que ela tem orgulho de sua origem. "Eu sei que não é peruca, é meu cabelo (...) Eu não tenho cabelo liso, eu já nasci assim, e eu sou 'pleta'", diz. 

A mãe de Elis, Renata Morais, publicou o vídeo no Facebook, e a declaração da pequena viralizou: mais de 40 mil pessoas já compartilharam. Renata afirma que ela e o marido sempre conversam com a filha sobre a representatividade negra. Para ela, que quando criança não teve estímulo para se reconhecer negra, esse diálogo é importante para complementar a formação de Elis. "Sempre soube que eu era negra, mas nunca me senti negra. A busca pelo embranquecimento sempre fez parte da minha infância e adolescência.(...) Entendemos que ela precisa saber que tem referências. O empoderamento é pessoal, ele vem com o tempo", afirma.

Assim como Elis, que tem feito sucesso com sus fotos e vídeos de dança na internet, outros jovens negros também têm dado o seu recado. Conheça:

1. Carolina Monteiro

Youtube com apenas 9 anos, a mineira Carolina Monteiro [2] ostenta um lindo black power e grava vídeos em que recomenda livros, conta histórias do seu dia a dia e até mostra formas de amarrar faixas e fazer turbantes para valorizar seu visual. 

2. MC Soffia

Rapper desde os 6 anos de idade, Soffia [3], 11 anos, mostra muita maturidade e orgulho de suas origens. Ela canta letras de empoderamento, especialmente direcionadas a meninas negras como ela. Recentemente, lançou o clipe de sua música mais conhecida: Menina pretinha. A música diz: "Menina pretinha, exótica não é linda/ você não é bonitinha/ você é uma rainha".

3. Pedro Henrique Côrtes

Em seu canal do Youtube [4], Pedro Henrique falava sobre assuntos do cotidiano, até resolver fazer a série "Meus heróis negros brasileiros", sobre grandes homens e mulheres negros. ele começou por Zumbi dos Palmares e já contou a história de nomes como Machado de Assis, João Cândido, Carolina Maria de Jesus e Elza Soares.

4. Ana Lídia Lopes

Após descobrir a beleza de seus cabelos crespos, a adolescente Ana Lídia Lopes, de 17 anos, passou a usar o seu canal no Youtube para falar de autoestima, comportamento e dicas de beleza para valorizar seus traços negros. Ela também é criadora do blog Apenas Ana [5], onde desde 2012 mostra a sua vida em Unaí, Minas Gerais, para todo o mundo.

5. Elis Catanhede

Além de ter gravado com a mãe o vídeo que fez sucesso na internet, a pequena de 4 anos abusa do charme em fotos e vídeos no seu Facebook. 

Elis Catanhede desfila usando roupa inspirada em Beyoncé
Elis Catanhede desfila usando roupa inspirada em Beyoncé. foto: Reprodução/Facebook


Documentário

Carolina Monteiro e MC Soffia serão personagens do documentário "Parece Comigo [6]", de Kelly Cristina Spinelli. O filme mostrará o trabalho de artesãs que produzem bonecas negras em São Paulo para, assim, abordar a importância da confecção e venda de brinquedos, em especial bonecos e bonecas, em que crianças negras se vejam representadas. Assista ao trailer:

 

Tags:  racismo [9], internet [10], youtube [11], orgulho negro [12], preconceito [13], empoderamento [14]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário