Problemas como o mau hálito nem sempre são decorrentes de doenças bucais

Imagem:

Compartilhar:

Como evitar a placa bacteriana nos primeiros dentes molares permanentes?

Criado em 03/12/14 12h33 e atualizado em 04/12/14 09h36
Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC

Por volta dos cinco anos de idade da criança, começa a erupção dos primeiros molares permanentes. Esses dentes ocupam um espaço novo, pois não havia um dente de leite no lugar. A chegada deles pode ser dolorosa, e pode, inclusive, ocasionar em febre, diarréia e mudanças de humor e sono. 

Leia também:

Remédio para asma pode causar erosão em dentes de leite [2]

Limpeza diária e adequada dos dentes de leite é indispensável [3]

Projeto tenta entender o autismo a partir de dentes de leite [4]

Outro problema é o surgimento de placas bacterianas, devido a dificuldades do acesso na escovação. A placa é um acumulado de bactérias e restos de alimentos que formam uma película pegajosa sobre os dentes e é a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida pode endurecer e causar o tártaro.

No caso dos primeiros molares permanentes, as placas são mais comuns porque as cerdas da escova não alcançam o dente, que está no fundo e em nível mais baixo que os demais. Para evitar o problema, os odontopediatras aconselham os pais a usar a escova em posição transversal. Mas um estudo da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, feito pela dentista Alessandra Reyes, [5] mostrou que o uso de uma escova especial com cerdas de vários níveis é mais eficiente no combate à placa nos primeiros molares das crianças, quando comparada à técnica tradicionalmente indicada pelos dentistas. Ela analisou os primeiros molares em erupção de 33 crianças.

Confira o vídeo sobre o assunto:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  molares [6], escovação [7], dente [8], cárie [9], placa bacteriana [10], como escovar [11], escova certa [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário