Brasília - A presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores e prefeitos. Ela propôs a convocação de um plebiscito que autorize Constituinte para fazer a reforma política

Imagem:

Compartilhar:

Dilma quer corrupção como crime hediondo

Criado em 24/06/13 16h55 e atualizado em 24/06/13 19h06
Por Portal EBC

Presidenta Dilma se reúne com governadores e prefeitos
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (24) com governadores e prefeitos (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Em reunião hoje (24) com governadores e prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a constituição de pactos federativos em torno de cinco temas: responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte e educação.

Entre as propostas, estão a convocação de um plebiscito para debater a reforma política, a inclusão da corrupção entre os crimes hediondos e a transparência no cálculo da tarifa dos transportes coletivos.

O encontro é uma das ações anunciadas pela presidenta em pronunciamento em rede nacional feito na última sexta-feira (21), em respostas as manifestações que tomaram o país nos últimos dias. Dilma também recebeu hoje os representantes do Movimento Passe Livre [2].

A primeira proposta foi a de um pacto de compromisso com a responsabilidade fiscal, com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.

Para atender a uma das principais reivindicações dos manifestantes a presidenta propõe ações contra a corrupção. Para isso sugere a convocação de um plebiscito para autorizar uma nova constituinte específica para fazer a reforma política, uma mudança na legislação que considere a corrupção dolosa como crime hediondo, aplicando assim, penas mais severas. A presidenta  pediu os gestores  agilidade na implantação da Lei de Acesso à Informação.

Leia também:

Dilma propõe Constituinte exclusiva para reforma política [3]

Dilma anuncia mais R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana [4]

Para a saúde, além de investimentos na área, a presidenta pediu para que gestores acelerem a execução das obras das Unidades e Pronto Atendimento (UPAs) e adesão das santas casas e hospitais filantrópicos ao projeto de incentivo incentivo para a recuperação financeira das unidades [5]. Sobre a contração dos médicos estrangeiros, Dilma afirmou que a medida é emergencial e que as vagas serão priorizadas para os médicos brasileiros.

O pacto da área de transporte, já citado no pronunciamento de sexta-feira (21), a presidenta anunciou R$ 50 bilhões em novos investimentos em obas de mobilidade urbana e anunciou a criação do Conselho Nacional de Transporte Público com a participação da sociedade para a elaboração de políticas para a área. Ela também ressaltou a importância da transparência no calculo das tarifas.

A aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que destina de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação irão alavancar ações como melhores salários para educadores, creches para os que mais precisam, ensino técnico profissionalizante e universidades de qualidade, disse a Dilma ao propor o pacto pela educação.

A presidenta assumiu o compromisso de ajudar os governos na garantia  da “paz e tranquilidade para nossas cidades”, referindo-se aos atos de violência ocorridos nas manifestações. 

A reunião segue com a fala dos ministros da saúde, Alexandre Padilha, e das cidades, Aguinaldo Ribeiro. Todos os 27 governadores e os 26 prefeitos das capitais ainda falarão no encontro.

 

Assita na íntegra a fala da presidenta na reunião de hoje (21)

 

Tags:  Dilma [6], manisfestaçães [7], pactos [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário