O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini

Imagem:

Compartilhar:

Tombini diz no Senado que BC vai atuar no câmbio sempre que necessário

Criado em 02/04/13 13h43 e atualizado em 02/04/13 15h46
Por Kelly Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil [2]

Notas de real
O Banco Central tem intervindo no câmbio tanto na desvalorização do real quanto da valorização(Marcos Santos/usp imagens / Creative Commons)

Brasília – O Banco Central (BC) está sempre pronto para fazer com que o mercado de câmbio funcione de forma adequada, sempre que necessário, de acordo com o presidente da instituição, Alexandre Tombini, em audiência pública, no Senado, hoje (2).

Segundo Tombini, a atuação do BC em várias áreas, como no mercado à vista e em linhas de comércio exterior, são exemplo disso.

Na audiência, Tombini enfatizou que o câmbio no país é flutuante e a atuação do BC é feita para evitar grandes oscilações na taxa cambial. “O Banco Central tem intervindo no câmbio tanto na desvalorização do real quanto da valorização. Um dos nossos princípios é retirar volatilidade excessiva”, disse.

LEIA TAMBÉM:
- Tombini nega passividade do Banco Central ante a inflação [3]
- Presidente do BC diz que juros da economia devem permanecer mais baixos [4]

O presidente do BC também disse que o câmbio nominal “não é instrumento para estimular a economia”. De acordo com Tombini, essa conjectura sobre o câmbio nominal foi feita pelo mercado financeiro, mas já foi desfeita. “Entramos no mercado de forma pedagógica. Essa conjectura em relação à política cambial brasileira foi dissipada”.

Segundo Tombini, o mais importante para a economia é a câmbio real (descontada a inflação). “Não adianta dar câmbio nominal com uma mão e tirar com a outra, com a inflação”, reforçou.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário