Trabalhadores de todo o país se reúnem na capital de Portugal para protestar contra cortes do governo

Imagem:

Compartilhar:

Milhares de portugueses já estão reunidos para protesto contra cortes do governo

Criado em 29/09/12 12h11 e atualizado em 29/09/12 12h58
Por Portal EBC Fonte:Com informações da Agência Lusa

 

Milhares de pessoas já estão concentradas entre a Praça dos Restauradores, o Terreiro do Paço e o Campo das Cebolas, em Lisboa, para a manifestação convocada pela CGTP [5], maior central sindical de Portugal, que acontece na tarde deste sábado (28).

A central sindical acredita que esta poderá ser a maior manifestação dos últimos anos, considerando a massiva concentração de trabalhadores de todo o país no Terreiro do Paço. Outras localidades da capital, como a praça do Rossio e as ruas do Ouro, Augusta e da Prata, também já contam com milhares de pessoas.

A manifestação tem o intuito de mostrar ao governo o descontentamento dos portugueses perante as medidas de austeridade impostas e para defender novas políticas de desenvolvimento para o país. O protesto acontece na mesma semana em que cidadãos da Espanha e da Grécia invadiram às ruas para manifestar contra os cortes anunciados pelos governos [6]. No Chile, a reivindicação dos manifestantes foi por uma educação pública gratuita [7]

Em Portugal, trabalhadores de todo o país se dirigem à capital para fortalecer o movimento. Só do distrito do Porto saíram para a manifestação nacional mais de cem veículos levando cerca de 6 mil trabalhadores. Vários movimentos sociais se juntaram ao protesto de hoje, chamado de “Todos a Lisboa –  Todos ao Terreiro do Paço - Contra o roubo nos salários, pensões e reformas”.

As forças de segurança também vão marcar presença na manifestação por meio da Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, que integra elementos da PSP, GNR, Polícia Marítima, Guardas Prisionais, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Leia também:

Descubra por que o 25S, o 27S e o 29S têm esse nome [8]

Milhares de estudantes protestam em defesa da educação pública no Chile [7]

Protestantes fazem marcha na Irlanda do Norte [9]

Continuam os protestos na Espanha e na Grécia [6]

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário