Assange permanece na embaixada do Equador em Londres, onde recebeu asilo político

Imagem:

Compartilhar:

Justiça determina cobrança de US$ 150 mil para quem pagou fiança de Assange

Criado em 08/10/12 17h51 e atualizado em 08/10/12 18h21
Por EBC Fonte:Télam [2]

Assange permanece na embaixada do Equador em Londres
Julian Assange na embaixada do Equador em Londres (Foto: Télam)

A Justiça do Reino Unido determinou que as pessoas que pagaram a fiança do fundador do Wikileaks deverão pagar uma quantia extra por violação da liberdade condicional. Os nove partidários que ajudaram o jornalista australiano a sair da prisão, antes de seu pedido de asilo político na Embaixada do Equador em Londres, tem que pagar 150 mil dólares em menos de um mês.

A decisão foi do juiz Howard Riddle, com o argumento de que essas pessoas “fracassaram em seu deve básico de assegurar sua rendição” e de “não darem garantias em relação as razões fundadas que indicavam que o acusado poderia fugir”.

Asilo político

O magistrado reconheceu que todos agiram de boa fé quando ajudaram o ciberativista a obter a liberdade condicional em relação aos delitos sexuais de que é acusado na Suécia. Vaughan Smith, um dos amigos de Assange que ajudou a juntar as 140 mil libras de fiança, afirmou na última semana que todos continuam convencidos de que o que “fizeram o correto”.

Saiba mais:

Equador insiste em salvo conduto do Reino Unido para Assange [3]

Equador concede asilo político a Julian Assange, apesar de ameaças do Reino Unido [4]

O fundador do Wikileaks violou as condições de sua soltura quando se refugiou na embaixada equatoriana em Londres no dia 19 de junho, onde permanece. Quito aceitou concedeu o asilo sob o argumento de que uma extradição a Suécia derivaria em uma transferência para os EUA, onde poderia receber a pena de morte pela divulgação de documentos secretos.

O governo britânico anunciou que não dará um salvoconduto ao jornalista para que saia do espaço diplomático, porque tem a “obrigação de extraditá-lo pela acusação de delitos sexuais”.

Vazamentos

Assange ficou conhecido mundialmente em 2010 ao divulgar por meio de seu portal Wikileaks milhares de documentos confidenciais estadounidenses sobre as guerras no Afeganistão e Iraque e, pouco depois, outros milhões de documentos diplomáticos, que indignaram Washington e desestabilizaram a diplomacia norte-americana no mundo inteiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [37] Fazer uma Reclamação [37] Fazer uma Elogio [37] Fazer uma Sugestão [37] Fazer uma Solicitação [37] Fazer uma Simplifique [37]

Deixe seu comentário