Como vivem os brasileiros que moram em moçambique?

Imagem:

Compartilhar:

Lula entregará diploma a técnicos moçambicanos capacitados no Brasil

Criado em 19/11/12 15h09 e atualizado em 19/11/12 15h56
Por Portal EBC Fonte:SMM / Instituto Lula [2]

Lula encontra o presidente de Moçambique Armando Guebuza
Lula encontra o presidente de Moçambique Armando Guebuza durante visita a países africanos (Roberto Stuckert / Instituto Lula)

Brasília - Cinco técnicos da Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM) S.A, capacitados no Brasil, receberão o diploma das mãos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (20).

Durante a cerimônia, além dos certificados de conclusão do módulo tecnologias de produção, também será entregue a primeira remessa de ani-retrovirais Nevirapina 200mg ao Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e divulgada uma lista de 13 medicamentos que a unidade irá disponibilizar ao sistema de saúde moçambicano.

A cooperação entre os países foi iniciada em 2003 entre Lula e o então presidente moçambicano Joaquim Chissano e teve continuidade com o atual presidente Armando Guebuza.Durante esse período, 56 funcionários moçambicanos foram capacitados e a expectativa é que até o término da cooperação, em 2014, sejam capacitados 90 funcionários.

Leia também:

Sistemas de saúde na África ainda não refletem crescimento econômico do continente [3]

A elevada taxa de HIV/Aids entre a população moçambicana foi uma das motivações que geraram o acordo, que prevê que o Brasil leve a esse país a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS), que registrou avanços no combate à Aids e na produção de medicamentos genéricos.

O acordo celebrado pelos dois países visa a transferência de conhecimentos e tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil, através da sua unidade farmacêutica pública, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para a SMM, S.A, a primeira do setor de medicamentos totalmente pública instalada no continente africano.

Ela  iniciou operações em Julho de 2012, com a fase de embalagem do medicamento Neviparina 200mg, comprimidos que estão disponíveis para uso do ministério moçambicano e serão entregues à Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) durante a cerimônia.

Como presidente de honra do Instituto Lula, instituição que tem como principal eixo de atuação a cooperação entre o Brasil, a África e a América Latina, Lula realiza uma visita a três países africanos – África do Sul, Etiópia e Moçambique.

Na cerimônia em Moçambique estarão presentes a governadora de Maputo, Maria Jonas, o embaixador de Moçambique no Brasil, Manuel Tomás Lubisse e a embaixadora do Brasil em Moçambique, Lígia Maria Scherer.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [38] Fazer uma Reclamação [38] Fazer uma Elogio [38] Fazer uma Sugestão [38] Fazer uma Solicitação [38] Fazer uma Simplifique [38]

Deixe seu comentário