O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi  eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Imagem:

Compartilhar:

Papa tem agenda lotada até a próxima quarta-feira

Criado em 15/03/13 05h50 e atualizado em 15/03/13 07h27
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC [2]

Jorge Mario Bergoglio é o novo papa
O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco. (Agência Télam)

Vaticano – Menos de 48 horas depois de ser eleito, o papa Francisco tem agenda lotada até quarta-feira (20). O papa  recebe hoje (15) os cardeais, na Sala Clementina, no Palácio Apostólico, a residência oficial dos pontífices. Amanhã (16) ele concede a primeira entrevista coletiva, a exemplo de Bento XVI e João Paulo II, que morreu em 2005. A expectativa é que mais de 5 mil jornalistas participem da entrevista.  

A segunda aparição pública do papa está programada para domingo (17), quando ele celebrará a Hora do Angelus, ao meio-dia, na Praça de São Pedro. A chamada Hora do Angelus é celebrada  pelos católicos com orações para lembrar o momento em que o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a concepção de Cristo.

Leia também:

Nos próximos dias, papa deve designar novos assessores [3]

Seguranças terão de se adaptar à informalidade do papa, diz porta-voz do Vaticano [4]

Com o papa Francisco, relações do Vaticano com o Brasil deverão ser cada vez mais intensas [5]


Na terça-feira (19), haverá a missa de inauguração do pontificado do papa Francisco. Na ocasião, ele estará paramentado - com as vestes de papa - e o sapato vermelho, além do anel do pescador - que é o símbolo do pontificado, usado no dedo anular da mão direita. A missa está marcada para as 9h30 (5h30 de Brasília).

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que o papa emérito Bento XVI não participará da missa de inauguração do pontificado de Francisco. Para os religiosos, Bento XVI quer cumprir o que determinou ao renunciar no último dia  28: viver recluso e em oração.

Na quarta-feira (20), o papa Francisco deve receber os chamados “delegados fraternos”, as autoridades convidadas para a cerimônia de inauguração do pontificado. A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença na cerimônia.

Edição: Graça Adjuto


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [78] Fazer uma Reclamação [78] Fazer uma Elogio [78] Fazer uma Sugestão [78] Fazer uma Solicitação [78] Fazer uma Simplifique [78]

Deixe seu comentário