Internet – tecnologia da informação.

Imagem:

Compartilhar:

Japão acompanha com atenção denúncias de espionagem, diz ministro

Criado em 02/09/13 16h30 e atualizado em 02/09/13 16h38
Por Carolina Sarres* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Tecnologia da Informação
Na manhã de hoje, Dilma convocou uma reunião com ministros para discutir a questão da espionagem(Marcos Santos/usp imagens)

Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, disse hoje (2) que as recentes denúncias de espionagem por agências norte-americanas é um tema de forte interesse em todo o mundo. Segundo informações veiculadas pela imprensa, o governo japonês também teria sido alvo de espionagem. Ontem (1º), o programa Fantástico, da TV Globo, apresentou denúncia de que a presidenta Dilma Rousseff e seus assessores diretos estariam sendo espionados pelo governo dos Estados Unidos. "O Japão entende que deve acompanhar com atenção os debates sobre o tema e pretende participar das discussões", disse Kishida.

Leia mais no Portal EBC:

Câmara vai ouvir ministro da Justiça sobre novas denúncias de espionagem [3]

Denúncias de espionagem devem ser levadas a instâncias internacionais, diz senador [4]

Dilma convoca ministros para reuniões de emergência [5]

Na manhã de hoje, Dilma convocou uma reunião com ministros para discutir a questão. Parlamentares se manifestaram sobre o assunto e informaram que o governo deverá estudar a possibilidade de levar o tema a instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), disse, por meio de assessoria, que deverá convidar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar esclarecimentos sobre as recentes denúncias. Para Pellegrino, as denúncias são “gravíssimas”.

Hoje, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, também foi ao Itamaraty para prestar esclarecimentos sobre o assunto ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão reuniu-se com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado para examinar alguns temas da agenda bilateral e global, como a assistência à comunidade brasileira no Japão, o comércio e os investimentos, além de incentivos a ciência, tecnologia e inovação.

* Colaborou Renata Giraldi

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário