Compartilhar:

Aiatolá Khamenei diz que bomba atômica é um “mito” americano

Criado em 19/04/15 16h52 e atualizado em 19/04/15 17h03
Por RFI [2]

A mais alta autoridade religiosa e política do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, atacou os Estados Unidos neste domingo: “Eles criaram o mito das armas nucleares para poderem fazer da República islâmica uma ameaça. Não, a fonte da ameaça é a própria América com suas intervenções militares”, declarou o aiatolá.

Apesar do tom agressivo, o aiatolá continua a defender a manutenção das negociações sobre um acordo para o programa nuclear iraniano. No começo do mês, o Irã assinou um acordo quadro com o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia mais a Alemanha). O objetivo é assinar um documento definitivo até o final de junho.

Para Khamenei, as sanções contra o Irã têm de ser retiradas imediatamente em caso de um acordo. Mas, até o momento, essa condição foi rejeitada pelos Estados Unidos. Na semana passada, o secretário de Defesa americano, Ash Carter, insistiu que um acordo definitivo sobre o programa nuclear iraniano deveria incluir a inspeção das instalações militares iranianas. Mas Ali Khamenei não aceitou essa proposta que ele considera como uma “humilhação nacional”.

Intervenção no Iêmen é criticada pelo aiatolá

O guia supremo iraniano também criticou o apoio dos Estados Unidos à intervenção da Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas, apoiados pelo Irã, no Iêmen. Liderada pelos sauditas, a coalizão de países árabes tem realizado ataques contra as milícias houthis há várias semanas. Os rebeldes controlam a capital Sanaa e o presidente iemenita Abd Rabbo Mansour Hadi está refugiado em Riad, capital da Arábia Saudita.

Na avaliação de Khamenei, essa ação militar saudita é condenável. “Hoje, eventos trágicos acontecem no Iêmen e os americanos apóiam o opressor”.

Tags:  Irã [5], bomba [6], bomba atômica [7], Estados Unidos [8], Iêmen [9], aiatolá [10], Ali Khamenei [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário