one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Kerry pede ao Congresso que não interfira nas negociações nucleares no Irã

Criado em 12/04/15 18h00 e atualizado em 12/04/15 17h55
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu hoje ao Congresso que deixe as conversações sobre o programa nuclear do Irã decorrerem “sem interferências”, depois de ameaças de novas sanções.

Kerry deverá informar aos membros da Câmara dos Representantes (câmara dos deputados do Congresso) na segunda-feira (13) e na terça-feira (14), sobre os parâmetros do acordo alcançado com o Irã, no dia 2 de abril.

O Congresso retoma os seus trabalhos na segunda-feira, depois de duas semanas de férias parlamentares, e deverá debater um projeto de lei que visa obrigar o presidente, Barack Obama, a submeter ao Congresso acordo com o Irã.

“Vou apresentar os fatos”, disse Kerry à televisão CBS quando questionado sobre versões diferentes do acordo provisório apresentadas por dirigentes iranianos.

O Departamento de Estado divulgou no dia 02 de abril informações sobre o acordo que as autoridades iranianas consideram ser diferentes do entendimento alcançado em Lausanne (Suíça).

“Tudo o que apresentei é factual. E mantenho. No fim, vai ser o acordo final que será determinante”, acrescentou, referindo-se ao acordo final, com todos os aspetos técnicos e legais, que vai ser negociado até 30 de junho.

“Já tivemos estas narrativas contraditórias, discrepâncias, em relação ao acordo provisório” de novembro de 2013, que levou o Irã a suspender algumas atividades nucleares em troca de um alívio das sanções econômicas.

Mas, como frisou o chefe da diplomacia norte-americana, o Irã respeitou os termos desse acordo: “O Irã mostrou que adere a um acordo e cumpre esse acordo. E isso é importante”, disse.

Questionado sobre as ameaças de membros do Congresso de novas sanções ao Irã, Kerry afirmou: “penso que as pessoas não devem intervir e devem negociar sem interferências para terminarmos o trabalho nos próximos dois meses e meio”. 

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnel, voltou na segunda-feira (6), a criticar as concessões da administração de Barack Obama ao Irã e assegurou que o Senado terá uma palavra a dizer.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário