EBC retoma transmissões de Carnaval com ampla cobertura

Publicado em 14/02/2023 - 09:32 e atualizado em 15/02/2023 - 10:32

Veículos públicos têm atrações temáticas e acompanham desfiles

Carnavais do Brasil

 

A programação dos veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresenta uma série de produções temáticas e significativa cobertura jornalística ao vivo para comemorar o carnaval e revelar ao país as manifestações da cultura popular. As emissoras TV Brasil e Rádio Nacional valorizam a folia nacional com transmissões de blocos de rua em várias cidades do país e dos desfiles das escolas de samba. A Agência Brasil prepara cobertura sobre a alegria momesca e registra as imagens dos festejos.

Desde as expressões culturais no chamado pré-carnaval e durante as próximas semanas, os veículos da EBC repercutem o que de mais importante acontece no carnaval brasileiro. A iniciativa reúne profissionais da própria empresa, e de emissoras parceiras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A proposta é valorizar o conteúdo regional e a diversidade de aspectos locais da celebração popular.

A TV Brasil mostra a diversão do povo ao vivo na faixa Carnavais do Brasil a partir desta quinta (16) em vários horários. A alegria dos foliões nos blocos de rua em muitas cidades brasileiras ganha a tela. O canal exibe a apresentação das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, com transmissões dos desfiles das agremiações ou entradas jornalísticas em ambas as capitais com as atrações da Avenida.

A animação dos cortejos em centros da folia como Olinda, Recife e Salvador no nordeste do país tem destaque na telinha, assim como os bloquinhos que arrastam multidões nas metrópoles de norte a sul do Brasil. A cobertura está nas redes sociais e o público pode participar com a hashtag #CarnavaisdoBrasil.

A TV Brasil transmite o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso I, de São Paulo, no domingo (19), flashes do desfile das agremiações mirins, do Rio de Janeiro, na terça (21), e o desfile das escolas de samba da Série Prata, do Rio de Janeiro, na sexta (24) e no sábado (25), da Nova Intendente, estrutura na Zona Norte fluminense. Ainda revela os detalhes e acompanha o Desfile das Campeãs do Grupo Especial de São Paulo no sábado (25), do Sambódromo do Anhembi.

A cobertura especial é ancorada por um time de apresentadores direto dos estúdios da TV Brasil, no Rio de Janeiro. A equipe comanda as transmissões da faixa Carnavais do Brasil que combina folia momesca, shows exclusivos, desfiles das agremiações e entradas ao vivo do jornalismo. A proposta é acompanhar a celebração da cultura popular com flashes e informações da festa nos quatro cantos do território nacional.

A faixa Carnavais do Brasil é conduzida em esquema de rodízio pelos apresentadores Anna Karina de Carvalho, Bia Aparecida, Bruno Barros, Clarice Basso, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire, Thiago Pimenta e Tiago Alves. Além dos apresentadores, a produção tem a participação de convidados no estúdio para ilustrar a transmissão e comentar as performances.

Confira aqui a programação completa da faixa na TV Brasil

A Rádio Nacional entra em rede com todas as emissoras para apresentar conteúdos temáticos e leva ao ar atrações especiais em diversas faixas. A Nacional também se junta à programação da TV Brasil para várias das transmissões preparadas pelo veículo da EBC para os públicos do país com música popular, repertório diversificado e jornalismo de qualidade. A apuração das notas do desfile das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro é acompanhada com emoção, bem como a performance das agremiações na Avenida.

Acompanhe a programação de Carnavais do Brasil na Rádio Nacional

 

Abertura com chave de ouro

O abre alas da programação temática da TV Brasil foi ao ar no último sábado (11) quando a emissora pública fez um esquenta para o carnaval no estúdio, antes das primeiras transmissões. Os apresentadores Bia Aparecida e Bruno Barros receberam convidados para um papo sobre a folia nacional e aspectos da cultura regional, às 21h30.

A dupla entrevistou a jornalista e cantora Mylena Weiner, o influenciador digital Ângelo Mathias, criador do perfil Sambistas da Depressão, e o historiador e antropólogo Vinicius Natal. Completou o time de convidados o jornalista e radialista Felipe Rangel, profissional da EBC, especialista no carnaval de São Paulo.

O quarteto acompanhou os apresentadores na transmissão simultânea do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Vitória, capital capixaba, direto do Sambão do Povo, em parceria com a TVE Espírito Santo, e das agremiações do Grupo de Acesso II, direto do Sambódromo do Anhembi, com a repórter Priscila Kerche, em São Paulo.

A exibição da folia paulista foi garantida na telinha da emissora pública por meio de um acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). A transmissão intercalada da TV Brasil com as duas atrações durou até o amanhecer de domingo (12).

 

Compartilhar: