EBC recebe prêmio de boas práticas em Ouvidoria

Publicado em 13/09/2023 - 17:49

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, nesta quarta-feira (13), o troféu pelo primeiro lugar na categoria Fomento à Participação e ao Controle Social pelas Populações em Situação de Vulnerabilidade, do Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O prêmio reconheceu o trabalho realizado pela Ouvidoria da empresa com o programete Momento da Ouvidoria.

“Na comunicação pública temos um braço importante e imprescindível que é a participação social. E nesse sentido, a Ouvidoria, dentro dos nossos limites e com todas as restrições orçamentárias e de pessoal, tem sido para a EBC um mecanismo importante de fortalecimento dessa participação. Então, esse prêmio tem grande relevância e é o reconhecimento de um trabalho que a gente considera fundamental”, afirma o diretor-presidente da EBC, Hélio Doyle.

O prêmio foi entregue pela ouvidora-geral da União, Ariana Frances. Esta é a segunda vez que a EBC conquista o reconhecimento. Em 2021, o projeto Ouvidoria Inclusiva, destinado ao público surdo, foi o vencedor na categoria Tecnologia, Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais.

Durante o encontro, o ouvidor da EBC, Cristiano Mendonça, fez questão de dividir o momento com toda a empresa. “O prêmio não é só da Ouvidoria. Envolve também outros atores excelentes que não aparecem, mas que fazem toda a diferença. Isso demonstra a sinergia que existe aqui dentro. Agradeço a colaboração de todos para a gente tornar a Ouvidoria ativa”, destacou. Tal interação foi elogiada por Ariane Frances. “Essa receptividade em relação às equipes de Ouvidoria não é vista em todos os lugares. Isso nem sempre é trivial”, ressaltou.

Momento da Ouvidoria
A ouvidora adjunta da EBC, Talita Cavalcante, lembrou que, quando viu a categoria Fomento à Participação e ao Controle Social pelas Populações em Situação de Vulnerabilidade, não teve dúvida em relação a inscrever o Momento da Ouvidoria. “Coincidiu com a edição que estávamos preparando mostrando como as ondas curtas podem ajudar com a questão de levar recados para aqueles que têm o rádio como o principal meio de comunicação. Fiquei muito orgulhosa pelo reconhecimento que, acredito, vai aproximar ainda mais o nosso contato com o público”, destacou.

Acesse aqui o Momento da Ouvidoria

Criado em 2019, o programete de rádio leva em conta as demandas que os próprios ouvintes fazem chegar à Ouvidoria. As “pílulas” são veiculadas nas rádios MEC e Nacional e estimulam o cidadão a sintonizar as emissoras e a opinar sobre conteúdos ofertados.
Por meio das ondas curtas, de maior potência, informações produzidas pelos veículos EBC chegam a comunidades longínquas e, em alguns casos, em situação de vulnerabilidade, principalmente na região da tríplice fronteira amazônica, por meio das rádios Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

Compartilhar: