one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet no evento www2013

Imagem:

Compartilhar:

Internet se tornará cada vez mais colaborativa no futuro, afirma Tim Berners-Lee

Criado em 17/05/13 08h26 e atualizado em 17/05/13 08h31
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Tim Berners-Lee no www2013
Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet (Davi de Castro/Portal EBC)

A internet precisa ser independente e seu acesso é fundamental para o desenvolvimento mundial, segundo defende o criador da web, Tim Berners-Lee. Durante a 22ª edição da conferência WWW, realizada no Rio de Janeiro nesta semana, ele afirmou que o acesso à internet vem crescendo em muitos países, mas boa parte das pessoas não tem condições de ter um smartphone e arcar com um pacote de dados para acesso à internet.

"Certamente a maior parte do crescimento do acesso à internet na África virá do mobile", afirmou o físico britânico. O site Web Index analisa o desenvolvimento da web em 61 países e mostra um pouco deste panorama. A iniciativa funciona como um índice em que são analisados o crescimento, utilidade e impacto da internet sobre as pessoas e países, com indicadores que englobam tanto aspectos políticos, econômicos e sociais, quanto questões como conectividade e infraestrutura.

O Web Index foi desenvolvido pela Fundação WWW (World Wide Web Foundation), que tem por objetivo reduzir o custo do acesso a dados em todo o mundo. "Assim vamos ter o maior número possível de pessoas com acesso à internet", acredita Berners-Lee. Na conferência WWW2013, ele afirmou que o Brasil está um passo à frente do restante dos países com a elaboração do Marco Civil da Internet, que espera votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Para o criador da web, a tendência do futuro é que a internet seja construída de forma cada vez mais colaborativa. "A tecnologia vai se tornar cada vez mais fácil, o que vai aumentar a participação por meio de aplicativos. Fiquem de olho no trabalho de grupos (que estão se apresentando na www2013), porque há muita novidade vindo", afirmou.

Berners-Lee citou como exemplo o trabalho desenvolvido pelo neurocientista Miguel Nicolelis, que busca decodificar sinais elétricos emitidos pelos neurônios para, assim, retransmitir mensagens para artefatos mecânicos, virtuais ou computacionais, conseguindo controlá-los. O britânico afirmou que o Google Glass - lançado pela Google neste ano e ainda em versão beta - é o início desta evolução que Nicolelis vem desenvolvendo. "Daqui a um tempo, estaremos controlando a web pelo que pensamos", prevê.

Leia também:

Estudo pode fazer seres humanos voltarem a executar movimentos a partir de comandos do cérebro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário