one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maddog segura um Rasperry PI

Imagem:

Compartilhar:

Fisl 14: Maddog diz que o futuro da tecnologia está nas mãos dos “geeks”

Criado em 04/07/13 17h50 e atualizado em 05/07/13 12h11
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Maddog e o projeto cauã
Para cerca de 400 participantes, Maddog falou sobre a capacidade empreendedora de muitos jovens que dominam a tecnologia, mas nem sempre sabem como ganhar dinheiro com ela (Foto: Leyberson Pedrosa / EBC)

Porto Alegre - O diretor da Linux International, Jon “Maddog”, sempre chama atenção nos eventos de tecnologia por onde passa.  De barba branca de bom velhinho e frases contudentes de um cão bravo (tradução livre de Maddog), ele intimou jovens desenvolvedores presentes no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) a serem parceiros da iniciativa que criou, o Projeto Cauã.

Segundo Maddog, é possível ganhar dinheiro combinando um hardware simples chamado Rasperry Pi e o Linux como sistema operacional. ”Você pode ter um sistema completo como uma TV digital, aquecimento da casa, fazer a segurança com uma webcam, rádio sobre ip. Tudo isso com um computador pequeno que fica atrás de uma TV ou de um painel de LCD”, lista.

O Projeto Cauã surgiu há sete anos com o objetivo de vender um kit de hardware e softwares pequenos, baratos e com baixo consumo de energia que servisse de ponto de partida para outros desenvolvedores. Durante as palestras, Maddog tenta “recrutar operários” para sua ideia: o desenvolvedor vira colaborador, compra um kit do projeto com desconto, aplica sobre ele alguma funcionalidade e vende para terceiros, que continua a depender do seu suporte. 

Na visão de Maddog, cada geek (termo para pessoas obcecadas por tecnologia) pode trabalhar para si mesmo sem deixar de ser geek. “Eu sei que vocês querem receber pelo tempo que investem ao ajudar as pressoas a resolverem problemas”, disse à platéia.

Apesar do tom panfletário, Maddog falou, por vários momentos, sobre a capacidade empreendedora de muitos jovens que dominam a tecnologia, mas nem sempre sabem como ganhar dinheiro com ela. Para  o presidente do Projeto Cauã, os geeks serão o futuro das zonas urbanas onde há demanda para esses serviços. “Se vocês nos ajudarem, vamos mostrar que os geeks tem capacidades de vender seus próprios hardwares e  poderemos convencer as outras pessoas do investimento”.

exemplo de raspberry pi
Exemplo de um Raspberry ligado atrás em uma televisão (Projeto Cauã / Divulgação )

Ao perguntar ao público sobre quem teria interesse no kit, de uma plateia com mais de 400 pessoas, apenas 10 levantaram os braços. Cada kit do projeto custa 500 dólares sem desconto, preço que ele mesmo considera alto. "Esse preco não é para vocês, mas sim para seus pais, tios, sobrinhos que não conseguiriam montar o kit e estão felizes em pagar esse valor", completou. Durante a Campus Party em 2012, Maddog deu uma entrevista ao Portal EBC e mostrou como funciona o Rasperri PI e quanto poderia custar o aparelho. Confira aqui.

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário