one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No total, o Brasil conta com 14,8 milhões de domicílios com TV por assinatura

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Câmara vai pedir audiência com ministro sobre regras para faixa de 700MHz

Criado em 08/10/13 21h33 e atualizado em 08/10/13 21h52
Por Heloisa Cristaldo* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados vai solicitar uma audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para ampliar o debate sobre a regulamentação do uso das radiofrequências na faixa de 700 mega-hertz (MHz), com a implantação dos sistemas de TV digital e de internet móvel de quarta geração (4G).

Em audiência pública nesta terça-feira (8), a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) destacou que o assunto deve ser mais discutido já que a Casa ainda não se manifestou, em especial porque uma decisão pode ser tomada na próxima semana, em reunião do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Leia também:

Testes feitos com rádio digital apresentam alcance inferior ao analógico, diz ministério

Atualmente, a faixa de 700 MHz é utilizada por emissoras privadas e públicas da TV aberta (canais 52 a 69), que deverão desocupar o espectro, digitalizando seus sinais, para que ele seja licitado para a oferta de internet móvel com tecnologia 4G, com maior velocidade de transmissão de dados. A proposta do governo é licitar essa faixa para o setor de telefonia no ano que vem.

“Essa Casa ficou absolutamente omissa nessa matéria. Estamos há dois anos e não se pode tomar uma decisão sem que haja absoluta certeza de que é a melhor opção a tomar”, defendeu Erundina. “[A Câmara dos Deputados] está se preparando, ouvindo [as entidades]. É isso que vai nos dar segurança para acompanhar o debate. Não vamos permitir que uma decisão dessa ordem, com as implicações que têm, com os interesses que estão em jogo, seja tomada sem que essa Casa seja ouvida”, completou.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, ainda há pontos controversos, como a interferência da internet no sinal da TV e os custos extras para adaptação do espectro. “É colocar a TV aberta brasileira sob um risco inaceitável”, alegou. Para ele, destinar a faixa de 700 MHz para 4G antes de testes é “quebra de confiança”.

“Haverá uma quebra de confiança na relação entre o setor de radiodifusão e o governo que vem sendo bem conduzida nos últimos meses. É inaceitável colocar a TV brasileira em risco, uma vez que esses dois fundamentos, o replanejamento de canais e as medidas contra interferência, não foram devidamente solucionados”, disse.

O conselheiro da Anatel Marconi Maya defendeu os estudos da agência reguladora para o uso da faixa de 700Mhz. “Estamos colocando mais um player para a multidestinação da faixa, ou seja, fazendo um melhor uso do espectro. Os estudos da consequência dessa utilização lado a lado do 4G com a radiodifusão é o que a Anatel está correndo para fazer constar no edital e assim ressarcir o radiodifusor”, explicou.

Para o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, é indispensável que a tecnologia atenda a todos os brasileiros. “Não podemos apenas pensar em metade ou dois terços da sociedade. Temos que pensar nas pessoas que hoje têm a televisão como a grande referência e, que na televisão digital, podem ter acesso a conteúdos interativos que não eram utilizados pela população de baixa renda”, disse.

*Colaborou Sabrina Craide
 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário