one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exoesqueleto e Nicolelis

Imagem:

Compartilhar:

Exoesqueleto que será usado na Copa consegue marchar, anuncia Nicolelis

Criado em 05/02/14 13h25 e atualizado em 05/02/14 14h02
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC*

Exoesqueleto e Nicolelis
Testes na França mostraram que o exoesqueleto consegue sincronizar as pernas do aparelho, reproduzindo o movimento de marcha. O Projeto Andar de Novo pretende fazer com que um paraplégico se levante da cadeira de rodas e caminhe cerca de 25 metros na Arena Corinthians, em São Paulo, no início da copa do Mundo em junho (Divulgação / Facebook)

O exoesqueleto criado pela equipe do cientista Miguel Nicolelis apresentou novos avanços nesta quarta-feira (5). Testes na França mostraram que o equipamento consegue sincronizar as pernas do aparelho, reproduzindo movimento de marcha. O Projeto Andar de Novo pretende fazer com que um paraplégico se levante da cadeira de rodas e caminhe cerca de 25 metros na Arena Corinthians, em São Paulo, no início da copa do Mundo em junho.

O anúncio do experimento foi dado pelo próprio Nicolelis em sua página de divulgação na rede social Facebook. Segundo o cientista, o exoesqueleto superou com sucesso o primeiro grande teste mecânico e de controle. "As articulações moveram-se perfeitamente, com movimentos fluídos e sem qualquer ruído mecânico", aponta. 

Leia outras notícias em Tecnologia

De acordo com a postagem, o equipamento ainda vai passar por testes de autonomia antes de ser embarcado para o Brasil. A equipe do projeto esclarece que o aparelho será movimentado por ondas cerebrais, mas necessita de ajustes prévios de robótica antes de aplicá-lo em seres humanos. Em janeiro, oito pacientes paraplégicos foram selecionados na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, onde foi criado um novo laboratório de neuro-robótica para participar do Projeto Andar de Novo.

Se tudo der certo, o paraplégico deve realizar também o pontapé inicial da Copa. Além de poder controlar o exoesqueleto pelo cérebro, ele poderá ter o retorno de algumas sensações táteis. A iniciativa é um consórcio internacional sem fins lucrativos que envolve diferentes cientistas que estudam a relação entra máquina e cérebro.

com informações da página Miguel Nicolelis

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário