one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Web Vigiada: como está a legislação na Internet

Imagem:

Compartilhar:

Apesar de apelo nas redes sociais, Marco Civil sai da pauta da Câmara

Criado em 12/03/14 14h32 e atualizado em 13/03/14 12h10
Por Portal EBC*

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, retirou o projeto de lei que cria o marco civil da internet da pauta da semana. O parlamentar atendeu o pedido dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso e Casa Civil, Aloísio Mercadante. O texto, que vem sendo adiado desde o ano passado, deve voltar para a pauta na próxima semana. Na terça-feira (11), o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), afirmou que a bancada do partido iria votar contra o marco civil da internet. Na ocasião, Cunha também apresentou uma nova proposta de marco.

Segundo informações da Agência Câmara, o presidente da Câmara explicou que o governo federal busca tempo para construir um acordo que permita a aprovação da proposta. "Eu ouvi o apelo do ministro Aloizio Mercadante [da Casa Civil] e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que pediram mais uma semana para se chegar a um acordo para que o texto aprovado seja acordado por toda a Câmara dos Deputados", disse Alves

Mobilização e tuitaço nas redes

Na segunda-feira (10), uma petição online, promovida pelo grupo Avaaz e pelo ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, pediu a aprovação urgente do marco civil. Segundo a petição - que já recebeu quase 322 mil assinaturas (atualizado às 12h de 13/03), a aprovação do marco é "crucial para garantir uma Internet livre, aberta e horizontal".

Já na terça-feira, um tuitaço (ação de promoção de um tema no Twitter a partir do uso de termos específicos) movimentou as redes sociais com a hashtag #VaiTerMarcoCivil. Mesmo assim, o projeto continua sendo um impasse para a Câmara dos Deputados.

Um dos principais impasses do texto é sobre a neutralidade da rede. Ou seja, da garantia de que todos os dados que circulam na internet devam ser acessados sem distinção de conteúdo, origem, destino ou serviço. O conceito de neutralidade já vem sendo usando internacionalmente desde a criação da web e, a partir dela, tudo que trafegue pela rede teria que ser tratado da mesma maneira. A medida visa impedir, por exemplo, que os provedores da internet analisem e discriminem o acesso do usuário.

Motivados por empresários que atuam no setor de telecomunicações, alguns parlamentares não querem que a ideia avance, temendo prejuízos para os provedores, sob a alegação de que a neutralidade pode impedir a venda de pacotes de diferentes velocidades.

Leia também:

Votação do Marco Civil da Internet é adiada por mais uma semana

Ativistas dizem que fim da neutralidade da internet põe em risco inovação

Dificuldades de acordo

Contudo, ainda no ano passado, o deputado e relator do projeto de lei, Alessandro Molon, apresentou no dia 11 de dezembro um novo texto sobre o marco civil que, segundo ele, trazia os pontos sugeridos pelas 15 bancadas da Câmara. Molon também manteve a obrigação de as empresas provedoras guardarem informações de logs por seis meses, para investigações sobre crimes cibernéticos ou atividades criminosas que tenham relação com conteúdos da rede. A obrigatoriedade depende de ordem judicial e não se aplica a situações mantidas por blogueiros ou outras pessoas que mantêm páginas na internet sem fins mercadológicos.

Em entrevista para o Portal EBC, a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, opinou favoravelmente à aprovação da matéria. “Espero que tenhamos uma tregua para votar O marco da internet. Queremos um Brasil com liberdade e neutralidade, a gente não quer um monte de pacote  e que, a cada coisa que você for fazer, tenha que pagar um pouco mais”, afirma. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Entenda mais sobre o Marco Civil aqui ou veja documentário que retrata como ele surgiu.

*com informações da Agência Brasil e Câmara dos Deputados

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário