one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado examina destaques ao texto da PEC do Orçamento Impositivo

Imagem:

Compartilhar:

Marco Civil pode tramitar até 70 dias antes de trancar pauta do Senado

Criado em 01/04/14 15h36 e atualizado em 02/04/14 12h30
Por Leyberson Pedrosa Edição:Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Após a aprovação do Marco Civil na Câmara dos Deputados, o Senado já discute o projeto de lei que regula direitos e proibições no uso da rede. O projeto foi designado para três comissões permanentes da casa. De acordo com o regimento interno, se não houver prorrogações ou tramitação em caráter de urgência, o projeto que chegou no Senado no dia 26 de março, poderá ficar até 70 dias em tramitação entre comissões e plenário antes de trancar a pauta do plenário. Para você entender por quais caminhos o Marco Civil terá que passar no Senado, o Portal EBC preparou para você o passo-a-passo do projeto.  

Entenda o passo-a-passo do projeto de lei do Marco Civil no Senado:

Leia também: conheça os principais pontos do Marco Civil da Internet

Entrega em três comissões

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) foi a primeira comissão a receber o projeto de lei devido a sua proximidade temática. A CMA recebeu o projeto já no dia 26 de março de 2014, um dia depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados.  Por ser a primeira, os deputados tiveram direito a propor emendas ao texto na Comissão durante cinco dias corridos. O prazo para entrega se encerrou na última segunda-feira (31).

O Marco Civil na CMA terá como relator o senador Luiz Henrique (PMDB-SC). Ao mesmo tempo, o projeto também foi entregue às Comissões de Ciência e Tecnologia (CCT)  e para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve analisar a constitucionalidade do artigo.

Pareceres das comissões ao Senado

De acordo com a Agência Senado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu que a votação no Senado será rápida. Contudo, as comissões podem utilizar do prazo regimental antes de até 25 dias, a contar do dia de entrega do projeto, para finalizar as discussões e enviar seus pareceres ao plenário. Esse é o prazo padrão e pode variar de acordo com regras de prorrogação do período.

Votação no plenário

Uma vez debatido nas comissões, é a vez do projeto de lei entrar na lista de pautas do Senado. Os parlamentares tem até 45 dias para discutir e votar o Marco Civil. Vencido esse prazo, o Marco Civil tranca automaticamente a pauta do Senado, impedindo que outros temas sejam discutidos até o término da votação.

Sanção presidencial ou Câmara

Se o projeto de lei do Marco Civil for aprovado no Senado em seu texto original, ou seja, sem alterações por emendas, ele irá direto para a presidência da República que terá mais 15 dias para publicação do projeto no Diário Oficial com ou sem vetos. Por ser um projeto originário do poder executivo, é provável que ele não receba vetos caso o texto seja o original.

Aprovado com modificações

Contudo, se o plenário do Senado modificar partes do projeto de lei, ele voltará para a Câmara dos Deputados. Nesse cenário, o projeto de lei volta para uma comissão especial e terá novos prazos para apresentação de parecer até chegar ao Plenário da Câmara para, só então, ser aprovado e ir para a sanção presidencial.

Edição: Edgard Matsuki

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário