Veículos

Rede Nacional de Comunicação Pública

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) é uma aliança dinâmica de emissoras públicas ou privadas de caráter público, educativas e culturais, do sistema aberto, e canais públicos pagos transmitidos pelo Serviço de Acesso Condicionado que abraça a missão de produzir e disseminar programação educativa, artística, cultural, informativa e científica, que reafirme o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, fomente a construção da cidadania, desenvolva a consciência crítica do cidadão e garanta a livre expressão do pensamento. Sob a liderança da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a RNCP concentra esforços contínuos para fortalecer e expandir sua presença em todo o território nacional.

Atualmente, em 2024, a RNCP orgulhosamente conta com a participação de mais de 110 emissoras de televisão e cerca de 150 de rádio, incluindo aquelas já em pleno funcionamento e as que estão em fase de implantação. Desde janeiro de 2023, testemunhamos um crescimento significativo no número de afiliadas, com um foco especial no fortalecimento das parcerias com as instituições universitárias e institutos federais. Nosso objetivo primordial é fortalecer a comunicação pública, ampliando o alcance das produções da TV Brasil, Rádio MEC e Rádio Nacional, enquanto fomentamos a produção regional por meio de intercâmbio, coproduções de conteúdo, apoio técnico, capacitação e a cessão de equipamentos.

O marco inicial da transmissão simultânea das emissoras de televisão da RNCP ocorreu em maio de 2010, unindo os veículos da EBC, sete emissoras universitárias e 15 emissoras públicas estaduais. Desde então, a Rede tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do acesso a conteúdo de alta qualidade em todas as regiões do Brasil, garantindo uma programação diversificada que atende às necessidades e interesses dos telespectadores. Comprometida com a diversidade cultural e regional, a EBC assegura um mínimo de 10% de conteúdo regional e 5% de conteúdo independente na programação semanal dos seus canais.

A RNCP busca o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão por meio da produção e programação de conteúdo com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas, independentemente de sua localização geográfica. Estamos comprometidos em enriquecer a vida de nossos telespectadores e ouvintes, promovendo o acesso à informação de qualidade e promovendo o diálogo e a compreensão entre os diversos segmentos da sociedade brasileira.
Junte-se a nós nessa jornada em direção a uma comunicação pública cada vez mais inclusiva e abrangente!

Mapa interativo da Rede Nacional de Comunicação Pública
O novo mapa interativo da Rede Nacional de Comunicação Pública oferece uma visão detalhada da cobertura de TV e Rádio, proporcionando uma compreensão abrangente da presença da rede em todo o território nacional. A visualização está dividida em quatro categorias: todas as emissoras, geradoras, geradoras em implantação e retransmissoras. O mapa visa promover a transparência na comunicação pública do país, destacando o alcance e a diversidade da RNCP.
Acesse: rncp.ebc.com.br

Adesão à Rede Nacional de Comunicação Pública
As emissoras públicas ou privadas de caráter público, educativas e culturais, do sistema aberto, e canais públicos pagos transmitidos pelo Serviço de Acesso Condicionado interessadas em fazer parte da RNCP manifestam seu interesse através da formalização de contratos e acordos de cooperação. Ao aderir, comprometem-se a transmitir parte da programação nacional comum, simultânea ou não. Em contrapartida, a EBC oferece suporte técnico, capacitação e pode ceder equipamentos para auxiliar as emissoras em sua atuação na radiodifusão. Além disso, a EBC promove maior visibilidade aos conteúdos regionais por meio da exibição nacional.

A gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das atribuições fundamentais da Empresa Brasil de Comunicação, conforme estabelecido na Lei de Criação da EBC (nº 11.652/2008), que define os princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país. Nossa missão é promover a qualidade, a diversidade e a inclusão na comunicação pública, conectando os brasileiros e fortalecendo o acesso à informação em todas as regiões do Brasil.

Edital de coprodução Olhar Brasil
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no uso de suas atribuições legais e nas condições e exigências estabelecidas neste edital e seus anexos, torna público o processo seletivo para a Chamada Pública EBC Olhar Brasil, voltada para fortalecer a coprodução de série audiovisual de conteúdos regionais turísticos pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Constitui objeto do referido edital, a seleção de 13 projetos de episódios para a série audiovisual Olhar Brasil, sendo cada um com duração de 26 minutos, com temáticas relacionadas ao turismo, abordando o potencial natural, humano e cultural de rotas e destinos turísticos das cinco regiões brasileiras.
As inscrições deverão ser realizadas no período de 13 a 26 de maio de 2024, até às 23h59, horário de Brasília, exclusivamente por meio do envio de proposta de coprodução por correio eletrônico, para o endereço edital.rncp@ebc.com.br. Não serão aceitas outras formas de envio de inscrição.

Acesse o edital.

Entre em contato com a RNCP
Gerência Executiva de Planejamento e Rede Nacional de Comunicação Pública
David de Morais Lopes
david.lopes@ebc.com.br

Gerência da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV
Wanessa Bastos
wanessa.bastos@ebc.com.br
 
Gerência da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio
Luciana Moreno Couto
luciana.couto@ebc.com.br

Gerência de Projetos e Conteúdos Regionais
Leonne Gabriel
leonne.gabriel@ebc.com.br