one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes chilenos exigem do governo mudanças na legislação educacional

Imagem:

Compartilhar:

Chilenos preparam terça-feira de protestos contra a manutenção do ensino privado

Criado em 27/08/12 08h04 e atualizado em 27/08/12 08h32
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Chile se prepara para viver amanhã (28) mais um dia de protestos em defesa de mudanças no sistema educacional. Mais de 100 organizações não governamentais (ONGs), entidades sindicais e movimentos sociais planejam manifestações em todo o país. O movimento marca um mês de protestos contra o governo e a manutenção do ensino privado.

Os chilenos querem o fim da manutenção do ensino privado nas universidades e mais vagas públicas na educação básica. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, enfrenta protestos para mudanças no sistema educacional desde 2010, quando assumiu o governo. Ele apresentou uma proposta de reforma, mas os representantes dos grupos organizados rejeitaram.

A concentração dos protestos amanhã será em Santiago, a capital do Chile. A bandeira do Chile, em tamanho ampliado, foi colocada em frente à Universidad de Chile, uma das principais do país, com a seguinte frase:  ensino público gratuito e de qualidade.

O presidente do Colégio de Professores (o equivalente ao sindicado da categoria no Brasil), Jaime Gajardo, disse que a ideia é reunir representantes de toda a sociedade civil na manifestação de amanhã. Segundo ele, estão previstos protestos para o mês de setembro também.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário