one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Venezuela se incorpora ao Mercosul na segunda-feira

Imagem:

Compartilhar:

Chávez vai priorizar setores econômicos na parceria com o Mercosul

Criado em 14/09/12 15h15 e atualizado em 14/09/12 15h38
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Brasília – O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai dar prioridade no Mercosul para as negociações relacionadas aos setores de agronegócio, plástico, metal, alumínio e ferro. A decisão foi anunciada hoje (14) pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Indústria, Ricardo Menéndez, da Comissão Presidencial do Mercosul e que representa a área econômica e produtiva do Executivo.

A Venezuela foi integrada ao Mercosul em 31 de julho, em uma cerimônia, em Brasília. Menendez disse que o governo pretende estabelecer algumas medidas de proteção aos produtos agrícolas para evitar prejuízos para os nacionais. Segundo ele, no entanto, a expectativa é firmar parcerias com o Brasil e a Argentina para o desenvolvimento do setor agrícola.

Segundo ele, a previsão é incrementar em mais de US$ 3 bilhões as importações apenas para os parceiros do Mercosul – Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai (que está temporariamente suspenso do bloco). Para ele, essas medidas vão aumentar a produção em larga escala, reduzir custos e aumentar o lucro e a eficiência.

Menendez enfatizou ainda que o empreendedorismo deve ser associado aos esforços do governo para aumentar a competitividade e o desenvolvimento do país. "É uma oportunidade única, sem precedentes, para o desenvolvimento industrial”, disse.

Segundo o ministro, o governo deve fornecer suporte tecnológico e financeiro para que os empresários invistam nas áreas que serão priorizadas na relação da Venezuela com o Mercosul. De acordo com ele, as ações de exploração de petróleo e petroquímica vão colaborar com o desenvolvimento econômico do bloco.

Desde ontem (13), uma delegação de empresas e de integrantes do governo da Argentina está na Venezuela para a primeira reunião binacional relativa à indústria de petróleo. A ideia é aumentar a produção para 4 milhões de barris por dia. Na próxima semana, será a vez de uma comissão do Brasil desembarcar em Caracas, capital venezuelana, para discutir metas e estratégias.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN    //   Edição: Lílian Beraldo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário