one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto em março de 2008 em Goutte d'or-Château Rouge, Paris, França

Imagem:

Compartilhar:

Hezbollah apela para que adeptos do Islã protestem no Líbano contra filme que satiriza Maomé e a religião

Criado em 17/09/12 08h29 e atualizado em 17/09/12 11h19
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Hezbollah
Protesto em março de 2008 em Goutte d

Brasília - O líder do movimento xiita libanês hezbollah, Hassan Nasrallah, apelou ontem (16) para que os adeptos do islamismo façam protestos em todo país contra o filme que satiriza o profeta Maomé e a religião. No vídeo, divulgado pela emissora de televisão Al Manar, o líder pediu que os manifestantes não ataquem as embaixadas e os consulados estrangeiros. Uma onda de ataques ocorreu contra as representações diplomáticas dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido.

“O mundo precisa ver a nossa raiva, nas nossas caras, nos nossos punhos e nos nossos gritos. O mundo precisa saber que o profeta [Maomé] tem seguidores que não ficam em silêncio perante a humilhação", disse Nasrallah.

No vídeo, o líder disse que o conteúdo do filme é o pior ataque sofrido nos últimos meses pelo Islã. "É o pior ataque contra o Islã desde os Versos Satânicos, [o livro] de Salman Rushdie, a queima do Alcorão no Afeganistão e a publicação de cartoons [sobre Maomé] na imprensa europeia", ressaltou.

Segundo o líder, serão organizados protestos em diferentes áreas do Líbano até o próximo domingo (23), nas quais há maioria xiita, como Beirute, Tiro, Baalbek, Bint Jbeil e Hermel. De acordo com ele, é necessário adotar um acordo internacional para que todos os países proíbam ataques contra qualquer religião.

No vídeo, Nasrallah disse que os muçulmanos não devem atacar embaixadas estrangeiras, mas defendeu a punição ao filme, produzido nos Estados Unidos. Há uma semana, um protesto contra o filme em Benghazi, no Leste da Líbia, causou a morte de Chris Setevens, embaixador dos Estados Unidos, e de três funcionários do consulado norte-americano.

As declarações do líder do Hezbollah surgiram horas depois de o papa Bento XVI ter apelado para a paz e a reconciliação na região do Oriente Médio, no final de uma visita de três dias ao Líbano. Na missa campal, em Beirute, Nawaf Al Moussawi participou representando o Hezbollah.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário