one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mahmoud Jibril (à esq.) é o favorito nas eleições líbias

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento líbio escolhe hoje primeiro-ministro do governo provisório

Criado em 12/09/12 09h20 e atualizado em 12/09/12 12h34
Por Renata Giraldi* Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Parlamento da Líbia escolhe hoje (12) o primeiro-ministro do governo provisório do país. Há oito candidatos na disputa. Nos últimos dois dias, os candidatos apresentaram seus programas eleitorais ao governo. Um deles foi primeiro-ministro durante o governo do então presidente Muammar Khadhafi, morto em outubro do ano passado, depois de uma série de confrontos armados.

O novo primeiro-ministro vai ter a responsabilidade de estabilizar um país rico em petróleo, localizado no Norte de África, que permanece dividido depois da morte de Khadafi. A Líbia enfrenta uma série de problemas, incluindo a construção de forças policiais e militares, além do desarmamento das milícias.

O principal nome para ocupar a vaga é o do economista Mahmoud Jibril, ex-primeiro-ministro de Khadafi, que depois se uniu à oposição, comandando o Conselho Nacional de Transição. Atualmente ele é líder da coligação Aliança das Forças Nacionais – que obteve a maior parte dos assentos do Parlamento nas primeiras eleições livres.

Também está na disputa Mostafa Abu Shakur, que é vice-primeiro-ministro e é apontado como representante da Irmandade Muçulmana. Em decorrência da sua oposição a Khadafi, ele viveu exilado nos Estados Unidos até o ano passado.

A relação de candidatos inclui também Awad El Barasi (atual ministro da Energia), que tem apoio do Partido da Construção e Justiça – o principal braço político da Irmandade Muçulmana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

 

Leia também:
Embaixador norte-americano na Líbia é morto durante ataque
Presidente Obama condena ataque que matou embaixador dos EUA
Brasil repudia ataques a representações diplomáticas norte-americanas

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário