one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tela de exibição de filmes em sala de cinema

Imagem:

Compartilhar:

Plano da Ancine propõe abertura de salas públicas de cinema

Criado em 02/09/12 14h59 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Gilberto Costa Edição:Carolina Pimentel Fonte:Repórter da Agência Brasil

Brasília – Para contornar o problema de concentração regional, ampliar o acesso ao cinema e a circulação de filmes brasileiros, o Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (PDM), da Agência Nacional de Cinema (Ancine), prevê a abertura de salas públicas de projeção e o funcionamento de projetos de “cinema itinerante.”

Segundo o plano (em consulta pública até dezembro), governo federal, governos estaduais e prefeituras municipais formarão uma rede de 300 cinemas públicos até 2020. “As salas (…) constituem uma rede importante de equipamentos culturais tanto para a oferta descentralizada de cinema, quanto para a promoção de diversidades dos filmes.”

Leia também:
Desigualdade regional marca dificuldade de acesso ao cinema no Brasil
Brasil quer ser o quinto mercado para cinema, vídeo e televisão até 2020 Cineastas brasileiros reclamam da falta de roteiristas e executivos de negócios

Quanto ao cinema itinerante, a meta do PDM é fazer os filmes circularem em 500 municípios onde não existem salas de cinema. “Os modelos de negócio de cinema itinerante, em muitas regiões, conseguem chegar a públicos inatingíveis pelo circuito de exibição regular, mantendo perspectivas de sustentabilidade econômicas”, descreve o plano.

A Ancine calcula o custo de uma sala de cinema com 200 lugares em R$ 1 milhão, o que exige um público cativo maior que o disponível em cidades do interior.

Apesar das alternativas descritas para driblar a concentração de cinemas, o plano não prevê uma grande mudança no mercado até 2020. Segundo as metas, o número de municípios brasileiros com salas de cinema vai passar dos atuais 381 para 670 cidades em oito anos. Dessas, 358 serão em municípios com até 100 mil habitantes (6,8% do universo de municípios do país).

Edição: Carolina Pimentel
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário