one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Também está definido no acordo que serão feitos esforços para a integração produtiva nas áreas de petróleo e gás,

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Uruguai intensificam parcerias nas áreas econômica, de ciência e tecnologia

Criado em 04/10/12 12h08 e atualizado em 05/10/12 08h57
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Cavalo de Petróleo
Também está definido no acordo que serão feitos esforços para a integração produtiva nas áreas de petróleo e gás,(Fábio Pinheiro /Creative Commons )

Brasília - Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro, reúnem-se amanhã (5), no Rio de Janeiro, para detalhar a iniciativa dos dois governos de criar o mecanismo denominado Novo Paradigma para a Relação Brasil-Uruguai. O mecanismo ratifica a iniciativa mútua de um tratamento diferenciado entre os dois países. A ideia é ampliar as parcerias em várias áreas desde a econômica até a de ciência e tecnologia.

Há pouco mais de dois meses, o presidente uruguaio José Pepe Mujica e a presidenta Dilma Rousseff assinaram um documento que formaliza a instauração do mecanismo. O acordo se concentra nos esforços para incrementar propostas nas áreas de energia, integração produtiva, ciência, tecnologia e inovação, comunicação e informação, infraestrutura de transportes, livre circulação de bens e serviços e livre circulação de pessoas.

Também está definido no acordo que serão feitos esforços para a integração produtiva nas áreas de petróleo e gás, na construção naval, em energia eólica e em biotecnologia; cooperação entre órgãos responsáveis pelos padrões de qualidade e certificação de conformidade com vistas a harmonizar regras e procedimentos, facilitando a integração produtiva e as trocas comerciais.

Há ainda a disposição de pôr em prática uma plataforma digital para formação de recursos humanos em tecnologias de informação e da comunicação, além do Centro Binacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Uruguai, entre outros.

No documento, os dois presidentes indicaram que pretendem aprofundar a cooperação nos aspectos relacionados à implementação da TV digital, estabelecendo mecanismos para o desenvolvimento da radiodifusão pública na região e arranjos produtivos locais visando à produção de conteúdos digitais criativos.

Os presidentes decidiram também intensificar os esforços para a concretização de projetos de transportes, como a nova ponte sobre o Rio Jaguarão (Rio Grande do Sul), a reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá, a retomada da interconexão ferroviária por Uruguai-Rio Grande do Sul e a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil.

No dia 31 de março, foi estabelecida a criação de um grupo formado por técnicos dos dois países que vai fortalecer os mecanismos de consulta e facilitação do comércio bilateral, além de pôr em prática medidas referentes aos sistemas nacionais de controle, inspeção e certificação, assim como a equivalência de medidas sanitárias e fitossanitárias.

No final de março, Dilma e Mujica disseram reconhecer a importância da construção da linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) entre San Carlos (Uruguai) e Candiota (Brasil), a ser concluída em 2013. A partir dessas obras, segundo as autoridades dos dois países, serão abertas possibilidades para o intercâmbio em benefício da segurança energética.

Pelo texto, o grupo de trabalho Brasil-Uruguai poderá criar subgrupos para a consolidação do plano de ação em sua respectiva área de atuação. Os subgrupos serão copresididos por um funcionário brasileiro e um uruguaio. Cada subgrupo deverá adotar calendário de reuniões de acordo com as necessidades observadas pelo grupo de alto nível.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário