one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

OEA se prepara para acompanhar organização das eleições no Paraguai

Criado em 28/10/12 09h28 e atualizado em 28/10/12 11h38
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Organização dos Estados Americanos (OEA) analisa a possibilidade de enviar uma missão de observadores, na primeira semana de dezembro, ao Paraguai, a fim de acompanhar os preparativos dos partidos para as eleições presidenciais de 13 de abril de 2013. A iniciativa ocorre no momento em que o Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Um grupo de representantes da OEA está em Assunção, capital paraguaia, para as primeiras reuniões com autoridades eleitorais e políticas. Integrantes do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral convidaram a OEA para observar o processo de escolha dos candidatos às eleições de 2013.

Paraguai
Bandeira do Paraguai (Marcos Serrou Amaral/Creative Commons)

O ex-presidente Fernando Lugo não definiu se irá disputar a Presidência da República ou uma vaga ao Senado. Pela Constituição, mesmo afastado do poder por um processo de impeachment, Lugo tem direito de concorrer às próximas eleições.

Ontem (27), o chefe da missão da OEA em visita a Assunção, John Biehl del Río, demonstrou incômodo com a decisão do Mercosul e da Unasul de suspender o Paraguai. Segundo líderes regionais, a medida foi gerada pela suspeita de interrupção da ordem democrática no país.

Para líderes políticos regionais, o processo de impeachment de Lugo, em 22 de junho, no Parlamento, em menos de 24 horas, não respeitou a democracia. As autoridades negam irregularidades.

Em reuniões com autoridades paraguaias, Del Río surpreendeu ao manifestar opinião diferente das decisões da Unasul e do Mercosul. O secretário-geral da OEA,  José Miguel Insulza, amenizou o mal-estar, informando que não cabe à instituição comentar decisões tomadas por grupos regionais.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina e da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário