one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refugiados Sírios em acampamento montado no Líbano

Imagem:

Compartilhar:

ONU: escalada de violência na fronteira da Síria com a Turquia é extremamente perigosa

Criado em 08/10/12 09h38 e atualizado em 08/10/12 09h48
Por Renata Giraldi* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Conflito na Síria dura 19 meses
Conflito na Síria dura 19 meses (Foto: Agência Lusa)

Brasília – A onda de violência que atinge a região fronteiriça da Síria com a Turquia provoca preocupação na Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu hoje (8) que a escalada de violência é "extremamente perigosa". Nos últimos cinco dias, os ataques mútuos se tornaram frequentes, deixando mortos e feridos.

"A escalada do conflito na fronteira sírio-turca e o impacto da crise no Líbano são extremamente perigosos", definiu ele, durante o Fórum Mundial da Democracia, organizado pelo Conselho Europeu, o órgão político da União Europeia.

Ban Ki-moon alertou que é fundamental ampliar a ajuda humanitária para a região. “Precisamos que os doadores respondam de maneira generosa às necessidades das populações na Síria e de mais de 300 mil refugiados nos países vizinhos”, disse ele.

A Síria vive em clima de guerra há 19 meses, desde que a oposição passou a protestar contra o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. Até agora, os conflitos deixaram mais de 25 mil mortos. A crise na região gera uma série de denúncias de violação de direitos humanos, como assassinatos e torturas, além da falta de liberdade.

“A situação na Síria piorou de forma dramática, levando a sérios riscos à estabilidade dos vizinhos da Síria e ao conjunto da região”, disse Ki-moon, lembrando que a crise síria se estende para os países vizinhos, como ocorre agora com a Turquia, mas atingiu também o Líbano.

Em seguida, o secretário-geral da ONU acrescentou que: “[Estou] profundamente preocupado pelo fluxo contínuo de armas, tanto para o Governo sírio, como para as forças da oposição”.

 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa http://www5.lusa.pt/lusaweb/subscriber/showitem?service=107&listid=NewsList1912&listpage=1&docid=15108852

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário