one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rádios MEC e Nacional AM do Rio de Janeiro realizam Festival

Imagem:

Compartilhar:

Rio sediará primeiro seminário regional sobre comunicação comunitária

Criado em 03/10/12 13h52 e atualizado em 03/10/12 14h50
Por Flávia Villela Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Rádio
Estudantes e comunicadores irão discutir a comunicação como um direito humano. (Austin Gruenweller / Creative Commons)

Rio de Janeiro – A capital fluminense sediará entre os dias 16 e 19 de outubro o 1º Seminário Regional de Comunicação Comunitária. Jornalistas, professores, estudantes e comunicadores da Região Sudeste irão discutir o direito à comunicação, a parcialidade da chamada grande imprensa e a comunicação como um direito humano. O evento é promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

De acordo com uma das organizadoras do encontro, Gizele Martins, que é editora do jornal comunitário O Cidadão, do complexo de favelas da Maré, zona norte, o diferencial do encontro será a participação efetiva e ampla dos comunicadores comunitários e estudiosos do assunto.

“A ideia é unir dois lados, a comunidade acadêmica com o povo que está na favela fazendo comunicação comunitária, e de caminharmos juntos descobrindo soluções para melhorar a comunicação comunitária no país,” disse Gizele.

Um dos temas mais preocupantes para o setor e que será debatido no primeiro dia será a criminalização das rádios comunitárias. O rapper e radialista Repper Fiell é um dos convidados para falar sobre o assunto. Ele contará sua curta experiência como radialista comunitário.

Ele fundou, com moradores do morro Santa Marta, na zona sul do Rio, uma rádio comunitária em 2010. Em 2011, a rádio foi fechada pela Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele foi julgado e condenado a pagar cesta básica e multa de R$ 5 mil por criação de rádio pirata.

“A licença da outorga para funcionarmos nunca chegou e no dia 3 de maio de 2011, quando comemoramos o Dia da Liberdade de Imprensa, fecharam a rádio e fui conduzido para a delegacia. Na Constituição, o direito de comunicar, na prática, é totalmente diferente, uma burocracia. Somos tratados como marginais. Essa Lei 9.612 inviabiliza a abertura de qualquer rádio comunitária”, declarou o rapper. “Precisamos derrubar essa lei e construir outra que nos favoreça, pois as ideias debatidas, a prestação de serviços e de utilidade pública divulgadas pelas rádios comunitárias são riquíssimas”, completou.

Gizele Martins adiantou que o debate sobre a necessidade de novo marco regulatório vai permear as mesas e palestras do encontro e que no dia 18, O Dia Mundial Pela Democratização da Mídia, os movimentos sociais que participarão do encontro vão realizar uma manifestação pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Além dos painéis e das oficinas, haverá exibição de filmes e, no último dia do seminário, será escrita uma carta para registrar o que foi discutido. A entrada para o seminário é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: seminariocomcomunitaria@gmail.com ou pelo telefone: (21) 9708-4304.

O local do evento será no Centro Loyola, dentro do Campus da PUC, na Estrada da Gávea nº 1, na Gávea, zona sul da cidade.

Mais informações pelo endereço eletrônico http://seminariocomcomunitaria.blogspot.com.br/

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário