one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Banco Central Europeu

Imagem:

Compartilhar:

Eurogrupo aprova acordo para ajudar a Grécia

Criado em 27/11/12 07h18 e atualizado em 27/11/12 07h45
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Eurobanco
Banco Central Europeu (Foto: Lou Saikofish/Creative Commons)

Brasília – O chamado Eurogrupo, formado pelos ministros das Finanças dos 17 países da zona do euro, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI), fecharam nesta segunda-feira (26) à noite acordo para o pagamento de uma parcela do pacote de resgate à Grécia. O governo grego deverá receber 40 bilhões de euros (cerca de R$ 108 bilhões). O dinheiro será usado para pagar auxílio a bancos, salários e pensões de servidores.

Desde junho, o governo da Grécia esperava pela decisão, cuja contrapartida será adotar medidas que levem à redução da dívida púbica, de forma significativa, até 2020. As medidas de austeridade adotadas pelo governo grego geram polêmica e manifestações no país.  

O acordo foi definido após dez horas de reuniões em Bruxelas. O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse que o pagamento "fortalecerá a confiança na Europa e na Grécia". Os ministros acrescentaram que cortarão as taxas de juros de empréstimos à Grécia e ajudarão o país a recomprar seus próprios títulos de dívida que estão nas mãos de investidores privados.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário