one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Diversos voos foram cancelados no aeroporto de Buenos Aires.

Imagem:

Compartilhar:

Greve de 24 horas parou hoje grande parte do transporte e do comércio na Argentina

Criado em 20/11/12 22h37 e atualizado em 21/11/12 09h26
Por Monica Yanakiew Edição:Aécio Amado Fonte:EBC

Aeroporto de Buenos Aires
Diversos voos foram cancelados no aeroporto de Buenos Aires. (mezdoce / Creative Commons)

Buenos Aires – Uma greve de 24 horas, convocada pelas principais centrais sindicais da Argentina parou hoje (20) boa parte do transporte e do comércio do país. A paralisação ocorreu menos de duas semanas depois do panelaço contra a presidenta Cristina Kirchner.

Foi a primeira vez que a maioria dos sindicatos se uniu contra o atual governo. Até o ano passado, Cristina Kirchner contava com o apoio da poderosa Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT). Mas o seu líder, Hugo Moyano – que comanda o Sindicato dos Caminhoneiros e tem aspirações politicas – passou para a oposição e se juntou à Central de Trabalhadores da Argentina (CTA) e aos sindicalistas do setor rural no protesto de hoje.

A CTA já fez mobilizações contra o governo de Cristina Kirchner, mas é a primeira vez que planejamos uma ação conjunta com a CGT e os sindicatos ruralistas. Podemos ter nossas diferenças politicas, mas nossas reivindicações são as mesmas”, disse à Agência Brasil Ricardo Piedro, o segundo na linha de comando da CTA.

As reivindicações incluem, entre outras reivindicações, aumento do salário mínimo, planos sociais e a correção da tabela de isenção de Imposto de Renda, que não foi reajustada de acordo com a inflação. O índice oficial não chega a 10% ao ano, mas, segundo economistas independentes e líderes sindicais, os preços aumentaram pelo menos o dobro.

A presidenta reagiu ao movimento dizendo que os trabalhadores foram pressionados a aderir à greve. “Não fizeram greve nem paralisação. Pressionaram os trabalhadores com ameaças”, ressaltou. Segundo o governo, que conta com o apoio de alguns sindicatos, Buenos Aires só parou porque os grevistas bloquearam as principais vias de acesso à capital.

Os ônibus e táxis circularam, apesar da greve, mas o metrô parou. Desde cedo, os grevistas bloquearam avenidas e pontes em todo o país. Milhares de pessoas, que moram na periferia de Buenos Aires e trabalham no centro, ficaram em casa. Muitas empresas e escolas deram folga.

Muitos voos foram cancelados – domésticos e internacionais das empresas locais (Aerolineas Argentinas e Austral). Mas os voos de empresas estrangeiras, como TAM e Gol, foram mantidos. Ainda assim, vários turistas brasileiros foram surpreendidos pela greve.

O aposentado Flomarion Alves chegou a Buenos Aires na manhã de hoje para passar dez dias com a mulher em Ushuaia, no Sul da Argentina. Mas a conexão local foi cancelada. “Saímos do aeroporto de Guarulhos no dia da greve e ninguém nos informou que cancelariam os voos. Agora Aerolineas Argentinas nos informa que só poderemos deixar Buenos Aires no sábado (24). Vamos perder cinco dias”, disse à Agência Brasil.

O servidor público Gilson Gregório madrugou no aeroporto com medo de perder o voo, por falta de táxi ou por causa dos bloqueios. “Dei sorte, o voo para São Paulo não foi cancelado”, declarou.

Para o analista político Rosendo Fraga, a greve geral e o panelaço não mudarão o rumo político do governo, mas trarão prejuízos políticos para a presidenta. “É mais um sinal de que a presidenta, reeleita com 54% dos votos em outubro passado, está perdendo o apoio de boa parte da classe média e dos trabalhadores”, avaliou.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário