one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, faz balanço das obras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)

Imagem:

Compartilhar:

Miriam Belchior diz que atrasos em obras são "regra do jogo"

Criado em 19/11/12 17h10 e atualizado em 20/11/12 09h29
Por Luciene Cruz, Pedro Peduzzi e Wellton Máximo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Balanço do PAC 2
Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, faz balanço das obras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) (Valter Campanato/ABr)

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avaliou hoje (19) que os atrasos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) fazem parte “da regra do jogo”. Em quase dois anos, metade do tempo previsto para a conclusão dos serviços, o programa atingiu, até setembro, menos da metade das obras concluídas. Até o momento, 38,5% dos empreendimentos foram entregues.

Saiba mais:

PAC 2 já concluiu 38,5% das ações previstas até 2014

PAC 2 concluiu mais de mil quilômetros de rodovias e 459 quilômetros de ferrovias

Número de moradias entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida chega a 934 mil

97% das obras de saneamento estão contratadas

Número de moradias entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida chega a 934 mil

“O atraso é da regra do jogo, tem que se verificar o tamanho proporcionalmente à obra. O que avaliamos é a criticidade, em alguns casos é mais sério que outro. Por exemplo, obra paralisada por decisão judicial, para nós é risco maior que obra que foi retomada com atraso, não tem mais sentido classificá-la [obra com atraso], como preocupante”, comentou.

Ouça também a matéria da Radioagência Nacional sobre o assunto:

Para melhorara o “monitoramento”, o ministério adotou uma tabela de controle, considerando valores gastos, no qual considera que 92% das obras estão concluídas. “Se eu considerar valor, do nosso ponto de vista, este é o melhor critério para avaliar as obras do PAC, 92% estão concluídas”, disse a titular da pasta.

A tabela, que considera valores, indica que 74% das obras estão com andamento adequado, 6% estão em estado de atenção e 2% em estágio preocupante. Apenas 18% dos serviços estão concluídos. A segunda etapa do programa, investiu, até o momento, R$ 385,9 bilhões. Dados do balanço, divulgado hoje, apontam que foram gastos R$ 272,7 bilhões com obras finalizadas.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário