one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

ONGs do Paraguai encaminham à OEA denúncias de violações direitos humanos

Criado em 06/11/12 09h04 e atualizado em 06/11/12 09h53
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Paraguai
ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição do presidente paraguaio Fernando Lugo. (Marcos Serrou Amaral/Creative Commons)

Brasília – Organizações não governamentais (ONGs) do Paraguai encaminharam à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) denúncias sobre casos de violações no país. As organizações apresentaram acusações de prisão arbitrária, perseguição a defensores dos direitos humanos e pessoas que protestaram contra o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho.

Também há queixas sobre a ausência de investigações sobre a morte de um líder político na cidade de Puentesino, além de demissões por motivos políticos, assim como propostas de recuos nas áreas de saúde e educação e denúncias de intimidação a jornalistas.

As ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição de Lugo. O presidente da CIDH, José de Jesús Orozco, recebeu representantes das organizações que detalharam as denúncias encaminhadas. Participaram da reunião Rose Marie Antoine e María Claudia Pulido, da área de direitos humanos no Paraguai, entre outros.

Os representantes das organizações pediram que a CIDH defina medidas que levem à contenção dos casos de violação e restaurem o Estado de Direito e das instituições democráticas no país. O representante da OEA vai se reunir com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades públicas. Integrantes do governo negam irregularidades.

 

* Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina   //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário