one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Policiais militares se posicionam em prédio em frente à comunidade da Rocinha

Imagem:

Compartilhar:

Policiais fluminenses recebem treinamento para uso correto de armas elétricas

Criado em 07/11/12 17h54 e atualizado em 07/11/12 18h14
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

UPP da Rocinha
Policiais militares estão aprendendo a usar os tasers (Tânia Rêgo/ABr)

Rio de Janeiro – O Batalhão de Choque da Polícia Militar fluminense está preparando os seus policiais para o uso correto de armas consideradas não letais, principalmente as elétricas, conhecidas como tasers. Hoje (7), 440 militares concluíram o curso que teve a duração de quatro meses.

O comandante da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, disse que o curso representa uma mudança de paradigma para a corporação. "É a mudança de cultura. Nós temos que trabalhar inclusive a cabeça do policial que, o mais importante não é a vaidade dele em prender, mas sim, de um trabalho em equipe. Isso é um trabalho profissional e inteligente que toda a polícia do mundo faz".

De acordo com a subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, Juliana Barroso, responsável pelo treinamento, a proposta é levar o curso, a partir do próximo ano, para outros setores da corporação como o Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Praças (Cfap) e a Academia da Polícia Militar (Acadepol) e, a partir de 2014, expandir para os batalhões do interior do estado.

Juliana Barroso destacou que o treinamento não está sendo feito apenas a fim de preparar os policiais os grandes eventos esportivos que ocorrerão do Rio, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, mas para também dar mais segurança à população fluminense. "Estamos nos preparando para os grandes eventos, somos responsáveis, mais acima de tudo, estamos preparando a polícia para servir ao povo do Rio de Janeiro”.

Para o comandante do Batalhão de Choque, tenente coronel Fábio Almeida, as aulas teóricas, práticas e as simulações envolvendo cenários em diversas situações, foram fundamentais para a assimilação das abordagens feitas pelos alunos. Segundo Almeida, não adianta o batalhão receber novos equipamentos e não preparar os policiais. “O que não pode é dar uma arma para um cara e ele não saber usar. Se esse equipamento for usado de maneira incorreta ou de maneira má intencionada, pode matar uma pessoa", ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário