one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Venezuela será incorporada hoje ao Mercosul

Imagem:

Compartilhar:

Relacionamento com a Venezuela é um dos que têm maior potencial de crescimento, diz Patriota

Criado em 01/11/12 21h03 e atualizado em 02/11/12 10h35
Por Luciene Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília – O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, disse hoje (1º) que a relação com a Venezuela "é absolutamente estratégica e um dos relacionamentos que têm mais potencial" de crescimento atualmente. A declaração foi feita após encontro do representante brasileiro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Após a reunião, Patriota informou que representantes dos dois governos vão estabelecer mecanismos bimestrais para discutir e acompanhar de perto a incorporação plena da Venezuela ao Mercosul, assim como os investimentos bilaterais. A oficialização do novo membro permanente ao bloco econômico foi anunciada em julho, após a suspensão temporária do Paraguai.

O chanceler brasileiro destacou ainda que no dia 7 de dezembro, ocorrerá no Brasil, a Cúpula dos Presidentes do Mercosul. Chávez confirmou presença. O encontro também serviu para confirmar a a presença da presidenta Dilma Rousseff na cerimônia de posse de Hugo Chávez na Presidência da Venezuela, reeleito para o mandato 2013-2019. "Estas são datas importantes que simbolizam não só esse relacionamento muito estreito, mas também que nos permitem proceder neste trabalho conjunto", disse Patriota.

No ano passado, a parceria comercial entre os dois países totalizou US$ 5,86 bilhões. Desde 2003, o comércio bilateral quintuplicou, sendo o Brasil o terceiro principal exportador para a Venezuela. Segundo o Itamaraty, com a incorporação da Venezuela ao Mercosul, o bloco econômico passou a ter um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 72% da área da América do Sul, estendendo-se da Patagônia ao Caribe, consolidando-se como potência energética global.

*Com informações da Agência Venezuelana de Notícias

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário