one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pelo menos dez pessoas ficaram feridas em um dos protestos mais violentos no país desde que Morsi, um islâmico moderado, assumiu o cargo

Imagem:

Compartilhar:

Sob onda de protestos, Egito vota proposta de nova Constituição

Criado em 29/11/12 08h27 e atualizado em 29/11/12 09h33
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Mohamed Morsi
O presidente Mouhamed Mursi editou um decreto ampliando seus poderes e reduzindo as ações do Judiciário e do Legislativo, o que gerou as reações populares. (Egyptian Government / Wikimedia Commons)

Brasília – Sob uma onda de protestos contra o governo, a Assembleia Constituinte do Egito vota hoje (29) a proposta final do texto da nova Constituição egípcia. As discussões foram encerradas ontem (28) em meio a manifestações populares em reação ao presidente Mouhamed Mursi, que editou um decreto ampliando seus poderes e reduzindo as ações do Judiciário e do Legislativo.

O secretário-geral da Comissão Constituinte, Ahmed Darrag, disse que está tudo organizado para a votação do novo texto. O presidente da comissão, Hossam Al Ghariani, apelou para que todos os setores da sociedade – religiosos islâmicos, liberais, posição e cristãos cooptas – colaborem.

As discussões são cercadas também pela polêmica sobre a Assembleia Constituinte, ameaçada de dissolução pelo presidente, e a formação da comissão. O assunto é analisado pelo Tribunal Constitucional.

Para a diretora da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) no Egito, Heba Morayef, “não é o momento” de votar a nova Constituição no país porque há uma divisão na sociedade e nos partidos políticos. “As associações de defesa dos direitos humanos estão muito inquietas com as diversas [disposições sobre as] proteções dos direitos no projeto”, disse.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa     //    Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário