one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes protestam contra ditadura argentina

Imagem:

Compartilhar:

Argentina e Uruguai trocarão informações sobre ditaduras

Criado em 06/12/12 17h39 e atualizado em 06/12/12 17h56
Por Mariana Tokarnia e Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Manifestantes protestam contra ditadura argentina
Manifestantes protestam contra ditadura argentina (German / Creative Commons)

Brasília – Os governos da Argentina e do Uruguai acertaram hoje (6) que trocarão informações sobre o período da ditadura em ambos os países. A ideia é que a partir dessas informações sejam investigadas as violações de direitos humanos ocorridas durante os governos militares. A ditadura na Argentina foi de 1976 a 1983 e no Uruguai, de 1973 a 1985.

Os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, e do Uruguai, Luis Almagro, assinaram memorando de entendimento que possibilita a troca de informações e de documentos.

“A assinatura desse documento reafirma a tradicional predisposição de nosso país de cooperar com o esclarecimento de violações aos direitos humanos relativos aos cidadãos uruguaios, tendo em conta a história compartilhada por ambos países”, diz o texto, divulgado pelo governo argentino. 

De acordo com os governos do Uruguai e da Argentina, a intenção é que, por meio da revelação de informações sobre os períodos militares, seja construído um futuro baseado “na memória, na verdade e na busca pela justiça”.

Um dos períodos mais tensos foi durante a Operação Condor, conhecida no Brasil como Operação Carcará, que envolveu Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Iniciada na década de 60, a ação tinha como objetivo reprimir os opositores a essas ditaduras.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário