one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Luiz Gonzaga

Imagem:

Compartilhar:

Artistas de Brasília prestam homenagem a Luiz Gonzaga

Criado em 13/12/12 20h11 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Brasília – Artistas da cidade se apresentaram hoje (13) em comemoração ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. A homenagem atraiu admiradores da obra do sanfoneiro e quem circulava na Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital federal.

Para o músico André Togni, que se apresentou, Luiz Gonzaga é o mestre das composições. "Ele foi um grande poeta e sua música faz bem para a alma", disse o baterista. O primeiro contato de Togni com o trabalho de Gonzaga foi aos cinco anos de idade, ao ouvir a canção Asa Branca.

As músicas do Rei do Baião embalam também a vida de Cacai Nunes. Tocador de viola brasileira há 11 anos, o pernambucano cresceu ouvindo Gonzaga e herdou dos pais discos do cantor. "O Gonzaga cantava e representava o povo do Nordeste. As músicas falam de seca e retirantes, e mantêm viva as raízes da cultura nordestina", comenta.

A apresentação chamou a atenção de quem passava, como da estudante Alexandra Marília Gallindo. Por influência dos pais, Alexandra sempre ouviu as canções de Gonzaga e desde 2010 participa de um grupo de forró. "Além de Gonzaga, a gente dança ao som de Maria Inês e Dominguinhos", conta a estudante, que dançava durante a comemoração, promovida pela empresa Beco da Coruja Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal (DF).

No dia 13 de dezembro de 1912, nascia em Exu, em Pernambuco, Luiz Gonzaga Nascimento. Em suas músicas, o sanfoneiro exaltou a cultura nordestina, mostrou o sofrimento da vida no sertão, porém também levou alegria com sua sanfona a todo o país.

Veja aqui a galeria de fotos

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário