one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O arquiteto Oscar Niemeyer entre as colunas do Palácio do Alvorada

Imagem:

Compartilhar:

Netos de Niemeyer dizem que legado vai além da arquitetura

Criado em 06/12/12 18h29 e atualizado em 06/12/12 18h46
Por Luana Lourenço, Luciene Cruz e Mariana Jungmann Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - Uma das netas do arquiteto Oscar Niemeyer, Ana Lúcia Niemeyer, disse hoje (6) que o legado do avô, que  morreu ontem (5) aos 104 anos, vai além das obras arquitetônicas e inclui as ideias que ele defendeu durante a vida.

“As ideias que ele tentou passar, o humanismo, a justiça social, acho isso tão importante quanto a obra arquitetônica dele”, disse hoje, durante o velório do avô no Palácio do Planalto. Niemeyer está sendo velado no Salão Nobre.

A cerimônia de despedida do arquiteto começou por volta das 16h, com a chegada do corpo ao palácio, onde foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff. Após a passagem de autoridades, o velório foi aberto ao público, que aguardava em uma longa fila na Praça dos Três Poderes para passar pelo caixão.

Também neto de Niemeyer, o administrador Carlos Oscar Niemeyer Magalhães, também lembrou que os ideais do avô ficarão como exemplo. “Ele tinha uma preocupação enorme com os menos favorecidos, que dizia sempre para a gente que a palavra mais bonita é a solidariedade, que a vida é um segundo, então a gente tem que viver bem e rápido, com a família e com os amigos. Acho que esse é o grande exemplo que ele deixa para nós netos, bisnetos”.

Apesar de não vir a Brasília há cerca de dez anos, Niemeyer se preocupava com o crescimento da capital que ajudou a planejar, segundo os netos. “Ele tinha uma grande preocupação, porque Brasília cresceu mais do que era previsto, com os diversos problemas que as cidades grandes têm”, disse o neto.

“Com o crescimento, surgiram problemas de infraestrutura que não competiam a ele resolver, mas ele ainda se preocupava muito”, acrescentou Ana Lúcia. A neta disse que a família está muito emocionada com as homenagens ao avô recebidas até agora. “O que mais emocionou foi a recepção no aeroporto. Ele saindo do avião, enrolado na bandeira nacional, a salva de tiros, foi muito emocionante”, disse.

O grande número de pessoas que espera na fila para participar do velório também surpreendeu aos parentes do arquiteto. “Você vê de crianças a pessoas mais idosas dando adeus, batendo palmas, isso emociona muito”, disse o neto. Cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório, e até as 20h, a previsão é que é o número chegue a 5 mil, segundo a Polícia Militar. 

Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário