one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palestina

Imagem:

Compartilhar:

Palestinos querem atuação da ONU sobre retomada de assentamentos israelenses

Criado em 05/12/12 06h00 e atualizado em 05/12/12 08h25
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Repórter da Agência Brasil

Palestina
Palestina (Enric Borràs/Creative Commons)

Brasília – As autoridades da Palestina pediram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que atue em relação à retomada dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Para os palestinos, a iniciativa é uma provocação e faz parte de uma ação ilegal. Ontem (4), o governo brasileiro chamou o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, para protestar contra os assentamentos.

Em carta enviada ao Conselho de Segurança, o representante palestino Riyad Mansour pediu a ação imediata do órgão. “[A Palestina] condena a última provocação de Israel e chama a comunidade internacional a reafirmar sua inequívoca condenação a esse tipo de atividade, que ameaça a viabilidade da solução de dois Estados”, diz o texto.

Após a aprovação na Assembleia Geral da ONU do status de Estado observador para a Palestina, o governo de Israel retomou a construção de 3 mil casas na região denominada E1 – na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

“A decisão provocatória e as recentes declarações de Israel a esse respeito são um sinal de sua rejeição à solução de [criação de] dois Estados e a opção deliberada pela ocupação e pelo conflito, em vez da paz”, acrescenta o documento. “É preciso mandar uma mensagem clara a Israel para advertir que ou põe fim às suas atividades ilegais ou enfrentará consequências por obstruir os esforços para a paz”.

Nessa terça-feira, o presidente do Comitê Político da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Nabil Shaath, disse que Israel pressiona os líderes palestinos a denunciar a construção de colônias israelenses ao Tribunal Penal Internacional.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário