one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

Imagem:

Compartilhar:

Grécia: Tsipras diz que meta do Syriza é obter “maioria absoluta” nas eleições

Criado em 30/08/15 15h48 e atualizado em 30/08/15 17h25
Por Da Agência Lusa Fonte:

A meta da coligação da esquerda radical (Syriza) para as eleições antecipadas na Grécia é conseguir a maioria absoluta para governar nos próximos quatro anos, afirmou hoje (30) o ex-primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras.

Na sexta-feira (28), o presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, convocou eleições legislativas antecipadas no país para 20 de setembro.

Em entrevista ao semanário grego Realnews sobre o assunto, Alexis Tsipras, que procura conquistar um segundo mandato como primeiro-ministro, respondeu: “É simples, claro e democrático: pedimos um mandato forte, uma maioria absoluta para um governo do Syriza”.

E acrescentou: “É uma oportunidade para sair do bipartidarismo da Nova Democracia [ND, direita] e do Pasok [socialistas gregos]".

As mais recentes sondagens indicam que o Syriza tem uma vantagem entre 1 a 3,5 pontos percentuais sobre o principal adversário, a ND, o que inviabiliza um possível cenário de uma maioria absoluta.

A formação liderada por Tsipras será assim forçada a procurar aliados para formar um governo de coligação, como fez após a votação de janeiro, quando perdeu a maioria absoluta por dois lugares.

Alexis Tsipras já excluiu qualquer cooperação com os partidos “do velho sistema político”, indicando que só o partido populista de direita Os Gregos Independentes (Anel), o seu parceiro governamental durante os últimos oito meses, poderia desempenhar esse papel.

Apesar das promessas de acabar com a austeridade na Grécia, o líder do Syriza assinou em julho em Bruxelas um acordo com os credores europeus que prolonga o rigor, em troca de um novo empréstimo.

Questionado pelo semanário por que “não pediu desculpas ao povo grego”, Alexis Tsipras respondeu com uma pergunta: "Por que deveria pedir perdão?". "Lutei com toda a minha alma para permanecer fiel ao mandato do povo grego", cuja maioria não queria a saída do país da zona euro, uma ameaça colocada pelos credores internacionais, justificou o político.

O compromisso de Atenas para realizar “reformas a fim de reparar a economia do país” foi uma condição necessária colocada pelos credores antes de dar luz verde a um novo empréstimo de 86 bilhões de euros em três anos.

Ainda em declarações ao semanário grego, Alexis Tsipras reiterou que “enfrentou uma guerra económica” e que “não conseguiu vencer todos os monstros e corrigir todos os problemas do país que o velho sistema político provocou: a corrupção, os barões de evasão fiscal, os homens políticos corruptos".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário