one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Prefeitos pedem centro de pesquisa agroindustrial para o sudoeste do Paraná

Criado em 01/09/15 16h19 e atualizado em 01/09/15 16h20
Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil Fonte:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, recebeu hoje (1º) prefeitos de três municípios do sudoeste do Paraná, acompanhados por parlamentares do estado. Eles vieram a Brasília discutir a implantação de uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologia na região, numa parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF).

Os prefeitos de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco pediram apoio do ministério para instalar um centro de pesquisa e extensão em hortifrutigranjeiro, leite e pequena agroindústria na região, onde predomina a agricultura familiar. A ministra determinou a formação de um grupo de trabalho formado por técnicos do ministério, da Embrapa, UTF e prefeituras para debater o projeto.

De acordo com o diretor-geral da UTF, Alexandre da Trindade Alfaro, a proposta é criar três campi, um em cada cidade, articulados entre si e com a Embrapa, de modo a transformar a região em um centro de referência em pesquisa e inovação. Segundo ele, algumas pessoas já trabalham essas temáticas na região. Por isso, ele aposta também em possível parceria entre o Instituto Agronômico do Paraná e a Embrapa.

Kátia Abreu elogiou a iniciativa e disse que o ministério está disposto a apoiar o projeto. Segundo ela, a proposta vai ao encontro da Aliança para Inovação Agropecuária, que objetiva incentivar pesquisa e inovação no campo por meio de novas fontes de financiamento. “Esse projeto tem tudo a ver com nossas prioridades e nos interessa muito. Tem tudo para dar certo”, acrescentou a ministra.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, informou que a empresa já desenvolve projetos com as universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e vê com entusiasmo nova parceria com um instituto federal. “Queremos e podemos promover essa integração. Vamos pensar em uma unidade mista de pesquisa adaptativa e transferência de tecnologia”, concluiu.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário